Num contexto em que a pandemia já derrubou 7,8 milhões de postos de trabalho, chegando à taxa de 12,9% de desemprego, a procura por uma colocação no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. 
 
Para que consigamos nos destacar nos processos seletivos e, assim, ter mais chances de conseguir uma colocação no mercado, devemos prestar atenção a uma ferramenta muito importante para os recrutadores: o currículo.
 
O CV, curriculum vitae, ou apenas currículo, é o nosso cartão de visita; é, muitas vezes, a primeira impressão que a empresa terá de nosso perfil profissional. Por isso, o currículo deve estar sempre atualizado.
 
“Apenas lembrar que, quando alguma informação pessoal ou profissional for modificada, ela deverá ser atualizada também no currículo”, comenta o professor Gasparetto.
 
Para entender melhor sobre os pontos principais da atualização do currículo profissional, conversamos com o professor Luiz Eduardo Gasparetto, docente dos cursos de pós em Gestão da São Camilo. Confira:
 

Quais são os principais pontos do currículo para os quais devemos atentar ao atualizá-lo?

Prof. Luiz Gasparetto - Todos os pontos do currículo são importantes. Se eu tivesse que escolher um único item, eu diria que é a experiência profissional, que mostra por que você é um candidato adequado para o cargo.
 
Em segundo lugar, a formação escolar.
 
Agora, se for um candidato sem experiência prática (candidato a estagiário, por exemplo), é importante mostrar atividades em grupo, trabalhos voluntários etc.
 

Quais são as estratégias mais eficazes para atualizar o currículo?

Prof. Luiz Gasparetto -  Eu não diria “estratégia mais adequada”, e sim “momento mais adequado”. Como não sabemos em que momento vamos precisar do currículo, é sempre bom mantê-lo atualizado, e, naturalmente, com informações verdadeiras. Hoje, as empresas estão confirmando as informações do currículo, e informações falsas já desclassificam o candidato, por melhores que sejam a sua experiência e a sua formação. É uma coisa que os selecionadores não perdoam.
 

Quais atributos/aspectos devo enfatizar na atualização do currículo?

Prof. Luiz Gasparetto -  Dados atualizados são sempre aspectos importantes no currículo. Talvez, os aspectos mais importantes sejam os resultados obtidos pela pessoa no trabalho atual ou anterior. Não dizer apenas que implantou determinado programa, mas quais os resultados efetivos que a empresa alcançou com essa implantação.
 
Não ressaltar no currículo informações como “tenho boa comunicação”, ou “trabalho bem em grupo”, ou, ainda, “tenho iniciativa”. São atributos que só poderão ser comprovados em testes e dinâmicas de grupo e que não enriquecem o currículo.
 
Não esqueça que o currículo é uma isca que deve servir para atrair o “peixe”, que, nesse caso, é o selecionador. Por isso, quanto menos espaços em branco tiver o currículo, melhor.
 
É preciso lembrar, também, que o selecionador tem apenas mais ou menos 30 segundos para se interessar em ler seu currículo, e, por isso, as informações devem ser as mais objetivas.
 
Você também pode gostar de:
 

Compartilhe essa notícia