Guia para escolher o seu curso de pós-graduação: MBA ou especialização?

Postado em 25/09/2020



Existem diversas possibilidades de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, entre elas, especialização, MBA, mestrado e doutorado. 
São tantas opções, cada uma com suas especificidades, que a tarefa de realizar uma escolha pode ser difícil. Mas, com as informações corretas sobre cada uma, essa tarefa pode ser facilitada. Venha descobrir qual é a melhor pós-graduação para você!
 
Para a carreira profissional, a pós-graduação é de extrema importância por diversos motivos, porque possibilita, por exemplo, a atualização do currículo
 
Por isso, a procura por cursos de pós-graduação (como especialização e MBA) vem crescendo cada vez mais em território brasileiro. Entre 2016 e 2019, houve um aumento de 74% nas matrículas em cursos de pós, sendo contabilizados, em 2019, 1,18 milhão de matrículas em especializações.

Quais os tipos de pós-graduação?

O que é pós-graduação? Como o próprio nome diz, é um curso que pode ser realizado após o término da graduação e da obtenção do diploma de nível superior. Existem diferentes programas dentro dessa categoria, divididos em lato sensu e stricto sensu. Mas, qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
 
Stricto sensu: são pós-graduações voltadas para o desenvolvimento acadêmico, procuradas por pessoas que querem desenvolver carreira nessa área ou, ainda, que buscam lecionar em instituições do ensino superior. Estão incluídos nessa categoria: mestrado e doutorado.
 
Lato sensu: são pós-graduações voltadas para o aperfeiçoamento profissional, ideais para o profissional formado se aprofundar em determinada disciplina que, durante a graduação, geralmente é abordada sem grande profundidade. Estão incluídas nessa categoria: especializações e MBAs.
 
Se o seu intuito é buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho, pleitear um aumento salarial ou, até mesmo, mudar de área de atuação, as pós-graduações lato sensu são as melhores opções. Por isso, vamos destrinchar as possibilidades dessa categoria. 

Qual é a diferença entre especialização e MBA?

Como vimos anteriormente, todo curso de especialização e MBA é uma pós-graduação lato sensu, portanto, voltada para o mercado de trabalho. Todavia, existem algumas diferenças entre eles.

O que é MBA?

A sigla MBA vem do inglês Master of Business Administration (Mestre em Administração de Negócios, em tradução livre). Os cursos nessa área são voltados aos profissionais que ocupam ou buscam ocupar cargos de liderança, relacionados a gestão, negócios, administração e correlatos.
 
Diferentemente de outros países, no Brasil, essa nomenclatura se refere a uma modalidade de especialização na área de gestão e negócios, e, por isso, não confere o título de mestre ou doutor. Ao final do curso, será entregue um certificado de conclusão credenciado.  
 
A carga horária estipulada para os cursos de MBA pelo Ministério da Educação (MEC) é de 360 horas-aula, divididas em 2 anos, geralmente. A entidade que certifica os cursos, após o seu término, é a Associação Nacional de MBA (Anamba), segundo determinados pré-requisitos.
 
Onde fazer um MBA? A Pós EAD São Camilo oferece algumas opções de MBA, entre elas: MBA em Assessoria Executiva, MBA em Auditoria Governamental, MBA em Comunicação Corporativa e MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada.

O que é especialização?

Os cursos de especialização são voltados para o aperfeiçoamento e o aprofundamento do conhecimento técnico-científico em determinada disciplina dentro da área de formação. 
 
Assim como o MBA, esses cursos de pós têm a duração de 360 horas-aula, geralmente divididas ao longo de 2 anos. Após o término do curso, os profissionais recebem um certificado credenciado pelo e-Mec.
 
Onde fazer uma especialização? A Pós EAD São Camilo oferece mais de 70 cursos de pós-graduação na modalidade a distância, todos devidamente avaliados e chancelados pelo e-Mec. 
 

Como escolher o melhor curso de pós-graduação?

Dentro dessas possibilidades, é possível que você fique perdido na tomada de decisão. Então, separamos 5 passos para escolher o melhor curso de pós:
 
1. Exercite o autoconhecimento: O primeiro passo é se conhecer. Para isso, cabe uma reflexão sobre onde você está e onde quer chegar na sua vida profissional. Por isso, esse pode ser um bom momento para definir metas e objetivos para sua carreira.
 
2. Defina qual tipo de pós é melhor para você: Agora que você sabe a diferença entre lato sensu e stricto sensu, cabem alguns questionamentos: “Quero seguir carreira acadêmica?”; “Meu objetivo é me aperfeiçoar ou mudar de área de atuação?”; “Gostaria de conquistar um cargo como líder ou gestor?”, entre outros.
 
3. Conheça as possibilidades de cursos: Agora que você já sabe onde quer chegar e qual tipo de pós-graduação se encaixa melhor no seu caso, é hora de averiguar e pesquisar quais as opções de pós-graduação na área
 
4. Selecione a modalidade que melhor se encaixa na sua rotina: É importante avaliar a sua rotina, suas obrigações diárias e quanto tempo teria disponível, diariamente, para se dedicar ao curso de pós-graduação. Levantadas essas informações, escolha qual a que se encaixa melhor: EAD (ensino a distância), semipresencial ou presencial. 
 
5. Procure uma boa instituição de ensino: Por último, mas não menos importante, é hora de pesquisar as instituições de ensino superior e verificar qual delas tem o curso de pós que você busca; tem a modalidade que você prefere; oferece as melhores condições; e também é reconhecida e credenciada pelo MEC.
 
Portanto, os cursos de pós-graduação podem ser grandes diferenciais no mercado de trabalho e, com certeza, agregam muita experiência na jornada profissional, em todas as áreas do conhecimento. Por isso, que tal iniciar sua pós-graduação o quanto antes?
 

Compartilhe essa notícia