Atualmente, as videoconferências estão em alta, tendo adesão na maioria dos contextos de trabalho que necessitam de adaptação para o home office. Por isso, hoje, trouxemos superdicas para você tirar de letra as videoconferências. Vamos aprender?

5 dicas para você tirar de letra as videoconferências

1. Posicione e teste os equipamentos

O primeiro equipamento que deve ter a sua atenção é a câmera (webcam), que precisa estar nivelada com a altura de seus olhos. Assim, um ângulo mais favorável é privilegiado.
 
Além disso, enquanto você fala, tente olhar direto para a câmera, assim, você olha “diretamente” nos olhos dos seus colegas de reunião, o que é um ponto importante para passar credibilidade. 
 
O segundo equipamento muito importante é: o fone de ouvido com microfone. Sempre prefira trabalhar com um fone com microfone durante as videochamadas, pois é por meio dele que você evita o retorno do áudio – como aconteceria no uso do som do computador, do laptop, ou, ainda, do celular.
 
Além desses equipamentos, você deve testar tudo aquilo que for necessário para a videoconferência:
 
• Câmera (webcam).
• Computador ou notebook.
• Microfone e fone de ouvido.
• Luzes artificiais.
• Velocidade da internet.
 
Esses testes vão garantir que a sua videoconferência ocorra de maneira tranquila, permitindo uma antecipação a possíveis instabilidades e problemas técnicos durante a reunião.
 

2. Escolha a ferramenta de videoconferência que melhor se encaixa à sua realidade

Opte por uma plataforma ou um aplicativo de chamada de áudio e vídeo que a maioria dos participantes da chamada conheça e se sinta confortável. Além disso, escolha aquela ferramenta que atenda a todas as necessidades da reunião: com compartilhamento simultâneo de telas que permita a conexão do número suficiente de pessoas, e por aí vai.
 
Hoje em dia, existem diversas opções, muitas gratuitas, por exemplo, Google Meet, Zoom, Skype, Hangouts, Microsoft Teams e, até mesmo, WhatsApp. Por isso, pesquise bem e verifique qual se encaixa melhor às necessidades da sua equipe.
 
Você também pode gostar de:
 

3. Cuide do seu áudio

O uso dos fones de ouvido com microfone, como já citado, é uma forma de melhorar o modo como você ouve e como os outros ouvem você durante a videoconferência.
 
Outras duas dicas importantes sobre o áudio durante uma reunião por vídeo são: abra o áudio apenas enquanto estiver falando, de modo a evitar que os ruídos atrapalhem a fala dos outros participantes, e evite digitar enquanto seu áudio estiver aberto
 

4. De olho na iluminação e no enquadramento

A iluminação é um dos fatores mais importantes para uma transmissão ao vivo, ou, ainda, uma videochamada. Então, uma dica valiosa é: procure não ficar de costas para a fonte de luz que você tenha, seja natural, seja artificial; isto é, sempre se posicione de modo que seu rosto fique de frente ou de lado para a sua fonte de iluminação.
 
O melhor posicionamento para uma chamada de vídeo talvez seja o Primeiro Plano, também conhecido como close-up, ou close, em que a pessoa é enquadrada do peito para cima.
 

5. Atente-se ao cenário e ao vestuário

Roupas e cenário são dois pontos importantes para garantir o sucesso de uma videoconferência no quesito estética.
 
Roupas: por mais que esteja confortável, trabalhando de casa, opte por uma vestimenta que esteja de acordo com o dress code do seu local de trabalho: social, esporte fino, casual, entre outros. Essa atitude demonstra respeito com a cultura organizacional do seu trabalho e, também, ajuda você a ter mais disposição durante a tarefa.
 
Cenário: ao entrar em uma videoconferência, arrume o espaço todo, principalmente, aquele pedaço que aparece nas câmeras. Se possível, prefira ambientes neutros, com paredes lisas ou com texturas discretas, para transmitir mais seriedade ao ambiente.
 
pós EAD São Camilo
 
 

Compartilhe essa notícia