Você sabia que ter uma perspectiva de carreira é fundamental para alcançar o sucesso profissional? É sobre isso que vamos tratar nesse conteúdo, então, se está curioso para saber mais do assunto, fique conosco até o final. 

O que é perspectiva de carreira?

Perspectiva de carreira é a capacidade de enxergar além, com foco no que está por vir e no caminho profissional que será trilhado até o alcance dos objetivos. 

Perspectiva de carreira e plano de carreira andam lado a lado. Inclusive, o plano é um instrumento utilizado no intuito de projetar a carreira a curto, médio e longo prazo. se preparando para diversos cenários, e inclusive estando preparado para eventuais empecilhos 

 

A importância de ter um plano de carreira pessoal

Agora que já sabemos mais sobre a perspectiva de carreira, vamos ver as 5 principais razões para estruturar um plano de carreira:

 

1. Controlar as variáveis

Um dos principais pontos quando falamos de planejamento é o controle do fator imprevisibilidade. Ou seja, um plano serve como possibilidade de visualizar diversos cenários e o que poderia ser feito em cada um deles, diminuindo as possibilidades de falhas e inconsistências.

2. Ter mais clareza sobre a jornada

Com a perspectiva de carreira, e a estruturação de um plano, você consegue ter uma clareza maior em todas as etapas que precisam ser cumpridas para chegar a um objetivo final. Seja ele: conseguir uma promoção no emprego, mudar de área ou começar a empreender

3. Manter o foco nos objetivos

Ao ter clareza no caminho e na linha de chegada, você consegue criar impulsos positivos para manter o foco na sua caminhada diária. O incentivo já começa com a vontade de alcançar os objetivos pensados. 

 

4. Desenvolver a automotivação

A quarta razão para estruturar um plano de carreiras é consequência das duas últimas vantagens, em vista que quando você tem clareza e mantém o foco no seu objetivo, os motivos para se manter motivado florescem. 

 

5. Alcançar sucesso profissional e realização pessoal

O planejamento de carreira e o sucesso profissional caminham lado a lado. Então, ter uma perspectiva de carreira consolidado, é um dos passos que podem facilitar a alcançar o sucesso profissional. 

Além disso, por mais que os sonhos pessoais não estejam diretamente relacionados ao emprego, é fato que o sucesso contribui - e muito - para alcançar os sonhos pessoais também.  

 

Você também pode gostar de:

+ 4 fórmulas eficientes de manter a qualidade do ambiente de trabalho

+ Principais tendências para o mundo pós-pandemia

+ Terminei a graduação, e agora? 4 dicas sobre o que fazer depois da faculdade

 

Como planejar a carreira na prática?

Depois dessas 5 vantagens do plano de carreira, você ficou com vontade de começar a traçá-lo? Então, confira essas dicas rápidas para facilitar o processo:

• Autoconhecimento: Conhecer-se é um dado do autoconhecimento; conhecer-se para saber qual seu perfil profissional e o que pode se encaixar no seu estilo de vida. Qualquer processo de tomada de decisão necessita do autoconhecimento. 

• Defina seus objetivos: Essa é a etapa de definir seus objetivos de maneira clara, justamente porque estes serão os focos principais dos seus esforços.

• Trace e reavalie suas metas: As metas são as etapas a serem cumpridas até o objetivo final, e elas podem variar de tempos em tempos, a partir do momento em que os objetivos vão sendo cumpridos. 

• Ações de desenvolvimento: Pensar nas ações de desenvolvimento é pensar as ações, em relação a competências técnicas e comportamentais, que precisam ser tomadas para que você esteja mais próximo do seu objetivo profissional. Uma ação de desenvolvimento determinante para qualquer carreira é a escolha de um curso de pós-graduação EAD na sua área.

• Defina prazos para a realização: Agora que você já se conhece, sabe dos seus objetivos e metas e ações de desenvolvimento, é o momento de pensar num período de realização e de um limite. 

• Revisite e redirecione o plano: De modo geral, os planos não são - e nem devem ser - engessados e sem margem para redirecionamentos. Então, de tempos em tempos, ou quando a necessidade pedir, revisite seus planos e trace novas metas e objetivos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus conhecidos e inscreva-se agora num curso de Pós EAD São Camilo. 

Compartilhe essa notícia