A pandemia de Covid-19, apesar dos inúmeros avisos da ciência, pegou o mundo de surpresa, forçando-nos a ressignificar muito o nosso dia a dia, principalmente depois das medidas de restrições.
 
Em meio a tantas mudanças, você sabe quais as tendências que vieram para ficar? Confira neste post!

5 tendências para o mundo pós-pandemia

1. Trabalho em home office

De acordo com entrevista realizada com o professor Márcio Assis, são diversas as tendências pós-pandemia em relação às empresas.
 
“Provavelmente as empresas pensarão se realmente precisam contratar um funcionário na modalidade CLT, ou se um prestador de serviço já é o suficiente. Irão pensar se realmente precisam ter uma estrutura física como a que conhecemos hoje, com salas, mesas etc. A reforma trabalhista regulamentou o trabalho home office e deixou sinais e indagações para o futuro do trabalho”, comenta o professor Márcio. 

2. Consumo consciente

Talvez, uma das tendências mais interessantes seja a nossa relação com o consumo. De acordo com o Copenhagen Institute for Futures Studies, o “menos é mais” vai ditar os consumidores daqui para a frente. 
 
Com um maior senso crítico e mais produtos disponíveis no mercado, é natural que os consumidores pensem duas vezes antes de adquirir algo, levando em consideração, inclusive, o alinhamento das marcas com causas ambientais, sociais e culturais. 
 
Você também pode gostar de:

3. Revisão de valores

Após uma intensa crise de saúde pública, é provável que as pessoas passem a ter uma mudança drástica no comportamento. Esse momento é propício para uma reflexão sobre diversos aspectos da vida.
 
Assim, como uma ascensão do consumo consciente, outros comportamentos podem passar a vigorar, como a solidariedade. 

4. Obras culturais imersivas

Com o isolamento social e o fechamento temporário de espaços de cultura, artistas e produtores culturais começaram a apostar nas versões online do seu trabalho. A utilização de aparatos tecnológicos para promover shows e espetáculos online e tours virtuais em museus já é uma realidade que tende a aumentar no mundo pós-pandemia.

5. Educação a distância

Principalmente no ensino superior, a educação online é uma tendência que terá a expansão acelerada, por conta de todas as suas vantagens:
 
• Garante diferenciais competitivos no mercado de trabalho.
• Abre melhores oportunidades profissionais.
• Amplia a sua network (rede de contatos);
• Proporciona novos conhecimentos específicos e aprofundados.
• Permite flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Oferece melhor custo-benefício.
• Emite certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que todos estejam preparados para as principais tendências do mundo pós-pandemia. 
 

Compartilhe essa notícia