A saúde mental é um tema que tem sido cada vez mais discutido no meio profissional, afinal, mais do que nunca, sabemos o quanto isso interfere na qualidade da prestação do serviço. Por isso, continue conosco e saiba mais sobre os cuidados com a saúde mental no ambiente organizacional.

É natural que tenhamos dias de fadiga, indisposição e irritações devido ao estresse a que somos expostos em nossas rotinas aceleradas, porém, é preciso estarmos atentos para que esses dias ruins deixem de ser um ponto fora da curva e se tornem prejudiciais à saúde mental.

Continue neste artigo e descubra os cinco sinais de que sua saúde mental no ambiente de trabalho precisa de cuidados.

Ter uma boa saúde mental é, acima de tudo, ser capaz de reconhecer e expressar quando as emoções precisam ser equilibradas, pois isso fortalece a pessoa para encarar o dia a dia sem perder o melhor de si.

A importância dos cuidados com a saúde mental

Com as rotinas cada vez mais puxadas e exigentes, os cuidados com a saúde mental têm se tornado indispensáveis, especialmente no ambiente de trabalho, onde os resultados são esperados com mais eficácia. Com isso, muitos profissionais acabam sofrendo o impacto do estresse e da ansiedade.

Toda organização que deseja obter resultados, crescer e prosperar, precisa se preocupar com o bem-estar e o equilíbrio da sua equipe. Vale destacar, porém, que não basta falar a respeito de saúde mental, é preciso que as organizações estejam abertas para ouvir seus colaboradores e que os profissionais entendam a importância de identificar e expressar como se sentem.

Estudos indicam que empresas que investem na conscientização sobre saúde mental são as mais bem-sucedidas. Uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, aponta que o bem-estar no trabalho aumenta a produtividade em até 12%.

Um artigo do Journal of Occupational and Environmental Medicine, de 2018, mostra que cerca de 86% dos funcionários apresentam melhora no desempenho e menores taxas de ausências no processo de trabalho após receberem tratamento para depressão.

Um levantamento da Harvard Business Review concluiu que “para cada US$ 1 gasto no cuidado de pessoas com problemas de saúde mental a empresa teve um lucro de US$ 4”.

Portanto, a iniciativa e o cuidado com o tema devem partir dos gestores em favor de toda empresa, com benefícios pessoais e profissionais. Líderes e gerentes precisam ser capacitados pelas organizações a estar lado a lado de suas equipes, abordando assuntos difíceis como esse e implementando políticas e programas que funcionem em favor da saúde mental de seus colaboradores.

Se você é a da área de Psicologia e quer saber mais sobre o tema, CLIQUE AQUI e conheça nossa Pós-Graduação em Psicologia Organizacional.

Veja agora:

Os cinco sinais de conscientização sobre saúde mental

1.              Sintomas físicos como cansaço devido à privação de sono ou dores de cabeça persistentes.

2.              Erros mais frequentes do que o normal, fazendo com que a produtividade caia e aumentem as dificuldades de tomar decisões eficazes no ambiente de trabalho.

3.              Irritabilidade ou complacência em excesso.

4.              Faltas recorrentes.

5.              Trabalho em excesso (muito além do horário de expediente, o que pode ocorrer no ambiente de trabalho ou ser estendido ao ambiente familiar).

Conheça agora algumas boas práticas para a preservação da saúde mental no ambiente de trabalho:

1.              Medir a saúde mental dos colaboradores: é de extrema importância que os gestores sejam capazes de se identificar com os desafios enfrentados pelos colaboradores, para que, assim, possam impulsioná-los e auxiliá-los no processo de realização de suas tarefas. Uma vez que eles se sintam liderados, acolhidos e compreendidos, a comunicação flui e o desempenho cresce.

2.              Promover a conscientização sobre saúde mental: é preciso que os líderes e os gestores também promovam o assunto entre os colaboradores. Abordar o problema quebra paradigmas e deixa todos mais à vontade para conhecer, identificar, partilhar e tratar possíveis problemas.

3.              Oferecer ferramentas de cuidado com a saúde mental: é preciso que as empresas ofereçam meios para que os colaboradores possam enfrentar os desafios cotidianos, seja através do acesso a psicoterapias, feedbacks individuais e em grupo, tempo de qualidade com os colegas, pausa para exercícios, apps que ajudem a lidar com a saúde mental, meditação e sono etc.

4.              Programas e atividades patrocinados pela empresa: criar programas que ofereçam atividades extras para que os colaboradores tenham a oportunidade de interagir entre si e com outros ambientes que possam relaxá-los e levá-los a evitar o excesso de trabalho.

5.              Promover habilidades de enfrentamento: diz respeito a lidar com o estresse da rotina de trabalho através de boas práticas capazes de gerar mentalidade, relacionamentos e autoimagem saudáveis no ambiente de trabalho. As ferramentas para desenvolver essas práticas podem ser:

- Respiração profunda

- Comunicação saudável

- Foco em uma tarefa para evitar sobrecargas

- Feedbacks internos positivos

 

6.              Cuidados com a saúde física: o sucesso no cuidado com a saúde mental requer também que os cuidados com a saúde física estejam em dia. Por isso, é importante que os colaboradores tenham em mente que o corpo precisa de atenção e cuidados através da prática de exercícios físicos, alimentação saudável, qualidade no sono e pequenos cuidados que ajudam a melhorar a condição física e mental.

7.              Compartilhar: conversar com outras pessoas, especialmente com pessoas capacitadas, é uma prática que ajuda a tornar mais leves os fardos do dia a dia, além de poder ajudar outros que possam estar enfrentando os mesmos problemas, despertando a humanidade e gerando identificação.

Os benefícios

Uma equipe emocionalmente equilibrada e mentalmente saudável propicia um ambiente de trabalho mais leve, acolhedor e impulsionador. E investir no bem-estar no ambiente corporativo beneficia tanto os profissionais quanto os empregadores, pois, como vimos, os cuidados com a saúde mental ajudam, inclusive, a aumentar a produtividade.

É por isso que tantas empresas têm investido cada vez mais na adoção de boas práticas de autocuidado e boa cobertura de saúde, inclusive contratando psicólogos para auxiliar as equipes de trabalho a lidar com os enfrentamentos diários.

Se você é da área de Psicologia e deseja especializar-se nesse mercado da Psicologia Organizacional, CLIQUE AQUI e conheça a Pós-Graduação São Camilo em Psicologia Organizacional.

Venha ver as vantagens de se tornar um aluno Pós São Camilo.

Compartilhe essa notícia