A atuação da gestão de liderança no ambiente corporativo

Postado em 05/11/2019



Em toda e qualquer corporação empresarial, há a necessidade de uma boa gestão para estruturar a equipe e, assim, atingir as metas e as demandas que fazem parte do cotidiano. A metodologia de gestão aplicada a cada entidade pode variar conforme o amadurecimento e a responsabilidade do time. Por vezes mais liberal, outras vezes mais exigente, o gestor precisa manter uma visão analítica para extrair o melhor de seus colaboradores. Além disso, a aplicação da gestão de liderança tem a capacidade de transformar o ambiente e sua equipe, trazendo resultados excelentes tanto a curto como a longo prazo.


A gestão deve se manter bem alinhada, não somente em relação aos funcionários, mas também no que se refere aos projetos por eles apresentados. Nessas situações, podemos observar claramente a maior diferença entre um líder e um chefe: a imposição de ordens. O chefe comanda e, em sua maioria, exerce o papel de gestor com autoritarismo. Já o líder acompanha e orienta com base em uma visão sistêmica da situação, assumindo a responsabilidade junto com o seu time.

 

Entenda a diferença entre chefe e líder

É comum encontrar pessoas que se equivocam ao acreditar que chefe e líder sejam sinônimos. Isso ocorre, em parte, porque existem profissionais que são verdadeiros líderes mesmo que não tenham cargos de chefia. Em contrapartida, encontramos muitos chefes que não conhecem suas equipes e não exercem o papel de líder. Gestores assim costumam recorrer a modelos de gestão pautados pela autoridade e pela hierarquia, diferentemente de um líder, que faz a gestão com base na cumplicidade, na interação e na confiança.
 

Características de um líder

• Ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.

• Procura desenvolver o melhor de cada indivíduo.

• Valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades.

• Trabalha junto com o indivíduo para ajudá-lo a superar suas dificuldades e desafios.

• Responsabiliza-se junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.

• Inspira e motiva, liderando por meio do exemplo.

• Possui pensamento e visão sistêmicos.

 

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Fonte: ibccoaching.com.br