As habilidades socioemocionais são de extrema importância para a aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia, em que as emoções estão à flor da pele. Por isso, vamos entender melhor como se dá esse processo, bem como os desafios da educação durante o isolamento social.  

O que são habilidades socioemocionais?

Habilidades ou competências socioemocionais são tudo aquilo que envolve a aptidão para lidar com as questões emocionais, como saber reconhecer e administrar seus próprios sentimentos.
 
Tais habilidades abrangem a empatia, o autoconhecimento, o espírito colaborativo e a resiliência, entre outros.
 
Dessa forma, para viver em sociedade, o ser humano precisa desenvolver suas habilidades socioemocionais, para que, assim, consiga construir laços e relações saudáveis.
 
Por isso, as escolas representam uma etapa importante para o desenvolvimento e a prática das competências socioemocionais, sobretudo quando falamos de educação infantil e educação fundamental.
 
Motivos por que as habilidades emocionais são importantes:
• Melhoria do convívio social.
• Autoconhecimento.
• Melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
• Diminuição de problemas relacionados à indisciplina.

Como o apoio socioemocional pode ser oferecido em meio à pandemia?

Muito se fala sobre a defasagem no ensino, mas focando somente os conteúdos curriculares; porém, a interrupção das aulas presenciais tem outro ponto negativo: o desequilíbrio mental e emocional dos estudantes. 
 
Segundo noticiado pelo Instituto Unibanco, tanto a Unesco quanto a OCDE fizeram apontamentos sobre a saúde emocional dos estudantes e sobre como as tecnologias da educação podem ser utilizadas em contexto favorável.
 
Entre as 10 recomendações sobre o ensino a distância lançadas pela Unesco, um dos pontos levantados refere-se à assistência psicossocial dos alunos:
 
"Priorize desafios psicossociais, antes de problemas educacionais. Mobilize ferramentas que conectem escolas, pais, professores e alunos. Crie comunidades que assegurem interações humanas regulares. Facilite medidas de cuidados sociais e resolva desafios que podem surgir quando os estudantes estão isolados."
 
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também fez apontamentos e direcionamentos para os educadores nesse momento de pandemia:
 
“O contexto da pandemia e de fechamento das escolas pode ser perturbador e desorientador para os estudantes. As soluções tecnológicas precisam promover conexão, interação e apoio durante a aprendizagem, especialmente nesse momento de incertezas.”
 
Por isso, mesmo no contexto da pandemia, as habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas pelos estudantes, justamente porque esse é um momento que demanda muito entendimento e condições para administrar os sentimentos
 
pós ead em educação
 

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