1. O que é Biomedicina Estética?

Segundo a Resolução nº 307 de 2019 do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), a Biomedicina Estética emerge como uma área de atuação biomédica que oferece amplas perspectivas de crescimento profissional.

A Biomedicina Estética tem como foco a execução de diversos procedimentos estéticos, mediante cuidados voltados à pele e outros tecidos corporais, visando melhorar a autoestima e o bem-estar dos pacientes. 

 

  1. Por que investir em Biomedicina Estética?

Especializar-se em Biomedicina Estética oferece ao biomédico uma série de vantagens significativas.

 

Expansão de mercado

No cenário global, o Brasil destaca-se como o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais, conforme apontado pela Forbes. Nesse contexto, a área de estética emerge como uma oportunidade de investimento altamente atrativa para o biomédico, oferecendo um campo com potencial de lucro considerável.

 

Reconhecimento profissional

O profissional biomédico na Biomedicina Estética é reconhecido pelo mercado de trabalho e sua atuação é respaldada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Tal apoio enfatiza a relevância desse profissional, reforçando sua importância.

 

Recompensas financeiras 

A Biomedicina Estética também se traduz em ganhos financeiros substanciais. Com o crescimento contínuo desse setor, a média salarial do Biomédico Esteta está entre R$3.000,00 e R$10.000,00. 

Os valores podem variar conforme a localização geográfica, nível de formação, experiência profissional e outros fatores determinantes.

 

  1. O que o biomédico pode fazer na área de estética?

Para orientar a atuação do profissional biomédico na área de estética, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) elaborou uma série de resoluções e normativas alinhadas com a Lei n° 6684/1979. 

Além disso, para garantir uma prática segura e eficiente o CFBM editou as Resoluções n° 197, 200, 214 e 241, bem como as Normativas 01/2012, 03/2015, 04/2015 e 05/2015.

Os profissionais biomédicos podem atuar em clínicas particulares e laboratórios, e seu escopo de atividades na área de estética abrange diversas práticas, tais como:

  • Eletroterapia;
  • Sonoforese (ultrassom estético);
  • Iontoforese;
  • Radiofrequência estética;
  • Laserterapia;
  • Luz intensa pulsada e LED;
  • Peelings químicos e mecânicos;
  • Cosmetologia;
  • Carboxiterapia;
  • Intradermoterapia (utilização de enzimas e toxina botulínica);
  • Preenchimentos semi-permanentes;
  • Mesoterapia;
  • Procedimentos estéticos injetáveis para microvasos (PEIM);
  • Utilização de fios absorvíveis para sustentação tecidual com fins estéticos;
  • Aplicação de substâncias por via intramuscular.

 

Dessa forma, as regulamentações do CFBM delimitam o âmbito de atuação dos profissionais biomédicos na área estética, garantindo uma abordagem segura e qualificada dessas práticas.

 

  1. Como se especializar em Biomedicina Estética?

Para se tornar um profissional biomédico na área da Biomedicina Estética, é necessário se especializar por meio de uma pós-graduação com uma carga horária mínima de 360 horas. Essa especialização deve englobar todos os conteúdos e recursos necessários para proporcionar aos alunos conhecimentos abrangentes e completos.

A opção mais recomendada é a Pós EAD em Biomedicina Estética da São Camilo, que se destaca por oferecer um embasamento científico sólido nas técnicas relacionadas à saúde estética. 

Essa pós-graduação visa preparar o biomédico para conquistar o título de especialista em Biomedicina Estética, assegurando que ele adquira um entendimento teórico profundo sobre o assunto. Além disso, o curso também ensina a aplicar os procedimentos práticos na área.

O curso conta com:

  • Aulas 100% online, possibilitando estudar quando e onde for mais conveniente;
  • Professores reconhecidos no mercado;
  • Credenciamento pelo e-MEC;
  • Certificado com carga horária total de 360 horas.

 

Se você se interessou pelo campo da Biomedicina Estética e quer se tornar um especialista em apenas 12 meses, CLIQUE AQUI e obtenha mais informações sobre o curso!

 

  1. REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Resolução nº 307, de 17 de maio de 2019. Dispõe sobre a especialidade da Biomedicina Estética, reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://cfbm.gov.br/resolucao-no-307-de-17-de-maio-de-2019/. Acesso em: 11 ago. 2023.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 1ª REGIÃO. Dúvidas, Fiscalização Profissional. 20 set. 2018. Disponível em: https://crbm1.gov.br/duvidas/quais-sao-as-atividades-de-biomedicina-estetica-regulamentadas-pelo-cfbm/. Acesso em: 11 ago. 2023.

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. Normativa CFBM nº 005/2015, de 05 de novembro de 2015. Dispõe sobre a atuação do profissional biomédico em análises clínicas e dá outras providências. Brasília, DF, 2015. Acesso em: 11 ago. 2023.

DIARIO DE PERNAMBUCO. Mercado de estética segue em crescimento no Brasil. 31 jan. 2023. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2023/01/mercado-de-estetica-segue-em-crescimento-no-brasil.html. Acesso em: 11 ago. 2023

Compartilhe essa notícia