Ultimamente, a preocupação com a saúde financeira dos brasileiros vem aumentando significativamente!

Isso se dá pelo fato de sermos um dos povos que mais contrai dívida, por não termos acesso a uma educação financeira desde cedo. Dados comprovam que mais de 50% dos brasileiros não possuem o hábito de guardar dinheiro, e esse número aumenta exponencialmente quando o assunto é fazer algum tipo de investimento. 

Isso se dá por alguns fatores, que podemos entender como: falta de acesso ao conhecimento de que é possível investir mesmo sem ter grandes quantias de dinheiro, de não ter tido acesso a uma educação que fosse voltada para entender sua vida financeira, ao fato de que somos um povo imediatista (dificultando, com isso, o ato de guardar dinheiro), ou mesmo pelo fato de que muitas pessoas vêm conseguindo progredir financeiramente nos últimos tempos (não tendo necessariamente o hábito de ter dinheiro. Por isso, seria fundamental que houvesse um aprofundamento no entendimento de seus gastos) 

Outra coisa que podemos destacar é que muitas vezes a dúvida pode estar, justamente, na não compreensão da diferença entre poupar/economizar e investir. Este artigo vem para discutir essa diferença. 

Mas o que é poupar e o que é investir, no final das contas? 
 

Poupar, ou economizar, consiste em fazer com que sobre uma parte dos dinheiros. É basicamente gastar menos do que se ganhou. E essa conta pode ser medida a partir de um tempo estabelecidamente menor. Por exemplo, um mês.

Já a ideia de investimento, para além do ato de fazer sobrar algum dinheiro no final do mês, tendo gasto menos do que ganhou, consiste em depositar esse dinheiro em algo que te trará algum retorno financeiro a longo prazo. Aqui o objetivo é "pagar" por algo que vai ser devolvido a você com correções.

Como se você estivesse emprestando um dinheiro a alguém, a juros compostos.

Mas ao contrário do que se pensa, investir não é necessariamente apostar em jogadas de risco. Isso se trata de outra coisa, que veremos mais à frente. 
 

Poupar ou investir, o que devo escolher? 
 

Como já foi dito, a ideia de lidar de forma equilibrada com as finanças é uma condição indispensável se quisermos pensar em tranquilidade para a vida. Pois não há nada mais aflitivo do que cair no vermelho no final do mês, ou pior, antes mesmo do final do mês.

E em se tratando de dívidas então, não é nada agradável não conseguir lidar com os boletos chegando. 

Certo?
 

Então, podemos partir do pressuposto de que economizar seu salário é o primeiro passo. 
 

E como conseguir fazer isso?

– eliminando gastos excessivos de curto prazo, como pequenos passeios ou viagens curtas e sem planejamento prévio.

– se planejando previamente para gastos que sairão do cotidiano de suas finanças.

– optando por fazer suas compras de mercado em locais que apresentem alguma promoção.

– pensando duas vezes antes de comprar algo no impulso. Você pode fazer um teste, tomando 1 dia para pensar. Se depois desse tempo a vontade ainda estiver latente, aí você pode começar a fazer umas continhas para saber como se encaixa esse gasto inesperado. 

São pequenos movimentos que vão ajudando a evitar gastos que não estavam programados. 

Já na hora de investir, o ideal é não cair na enganação de que se deve fazer investimento de alto risco. Daqueles onde se arrisca muito e do qual pode-se ganhar muita grana, mas também pode-se perder tudo o que investiu. Há quem goste, mas nem todos têm esse perfil de investidor.

A maior parte da população opta por utilizar a "boa e velha" caderneta de poupança. Onde não há riscos, mas também não se tem grandes rendimentos, por se tratar de um rendimento fixo. E que, a depender da inflação, desvaloriza completamente o dinheiro ali investido.

Mas como nem só de caderneta de poupança vive o rendimento ou investimento de seu dinheiro, ao se deter um pouco mais na pesquisa de títulos e fundos nos quais você não corre riscos e é só como se estivesse emprestando dinheiros a juros. Esse tipo de investimento é amplamente utilizado, pelo fato de que as pessoas não estão muito a fim de se aventurarem com relação a seus dinheiros recebidos a duras penas. 

Certo?

Aqui estão algumas possibilidades de como você pode começar a encarar suas finanças daqui para frente.

E lembre-se, você pode deixar para comprar amanhã o que acha que precisa "pra ontem". 


 

Compartilhe essa notícia