Educação empreendedora é um tema de extrema importância para a maioria das etapas do processo de ensino-aprendizagem. Você sabe quais são os benefícios e as vantagens da educação empreendedora?
 
Segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), são 52 milhões de brasileiros e brasileiras que possuem negócio próprio, e essa parcela representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Todavia, há um dado que preocupa quando o assunto é empreendedorismo: quase 60% das empresas param de funcionar após cinco anos de atividade. 
 
Algumas das explicações para esse dado podem ser: isso ocorre porque manter uma empresa no Brasil é difícil; porque muitas pessoas empreendem por necessidade e não por oportunidade; ou porque as pessoas não têm conhecimentos suficientes para sustentar um negócio próprio.
 
Assim, em um país em que o empreendedorismo tem alta incidência e é tão necessário para manter a economia girando e para manter as famílias amparadas e com uma fonte de renda, a educação empreendedora é mais do que importante.
 
Você também pode gostar de:

5 vantagens de fomentar a educação empreendedora

1. Promover o desenvolvimento econômico brasileiro

Como vimos, grande parte do PIB brasileiro se baseia nas atividades de empreendedores; por isso, instrumentalizar as pessoas para que se desenvolvam empreendedores de sucesso tem muito a contribuir para o desenvolvimento econômico brasileiro. 

2. Desenvolver talentos e pessoas que trabalham com o que gostam

É um sério problema quando não nos vemos pertencentes a um lugar, ou, ainda, quando não enxergamos propósito no que fazemos. Isso gera uma série de sentimentos, como frustração e falta de motivação.
 
Quando a pessoa encontra o que realmente gostaria de fazer e ainda recebe estímulos, instrumentos e oportunidades para perseguir seus objetivos e, assim, criar um campo fértil para desenvolver seus talentos e trabalhar com o que gosta, esses sentimentos ruins não ganham espaço.

3. Educação empreendedora também beneficia as grandes empresas

Muito se tem falado sobre o colaborador intraempreendedor. O que isso significa? Intraempreendedorismo refere-se à prática do empreendedorismo dentro de uma organização, ou seja, é a materialização da famosa frase “vestir a camisa da empresa”.
 
Esses colaboradores com senso intraempreendedor tendem a ser mais produtivos, colaborativos e engajados, justamente porque o senso de pertencimento está aguçado. 
 
Dessa forma, a educação empreendedora também beneficia outras empresas, e não é só direcionada às pessoas que desejam abrir um negócio próprio. 

4. Subsídio técnico para empreendedores

Como vimos, a taxa de empresas que abrem e fecham em um período de cinco anos é muito alta. Isso pode apontar para o fato de que as pessoas, muitas vezes, empreendem sem conhecimento suficiente sobre o mercado em que estão inseridas e sem técnicas e instrumentos para fazer o negócio decolar.
 
Isso pode ser evitado pelo fomento à educação empreendedora, principalmente quando inserida desde cedo, dos anos iniciais da escola até os cursos de pós-graduação. 

5. Geração de oportunidades de emprego

Vivemos em um cenário em que mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados, com filas gigantescas em busca de uma única oportunidade. O empreendedorismo por necessidade, ou seja, aquele feito por pessoas que necessitam de uma fonte de renda, pode ser uma alternativa para fugir do desemprego. 
 
Dessa forma, as pessoas que necessitam empreender também devem ter acesso a uma educação empreendedora, para que consigam desenvolver seus negócios e, assim, encontrar um lugar em um mercado de trabalho tão disputado e com poucas oportunidades.
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!
 
 
pós ead em educação

Compartilhe essa notícia