Equilíbrio entre vida pessoal e profissional em cinco dicas

Postado em 28/06/2021



Conciliar vida pessoal e vida profissional, e ainda uma rotina de estudos não é a tarefa mais fácil do mundo; porém, existem algumas medidas de organização que podem ajudar a conquistar esse sonhado equilíbrio.
 
O sentimento de desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional pode ficar mais intenso em momentos como o que estamos vivendo, com a migração do trabalho para o home office. Até porque a flexibilidade do teletrabalho carrega o desafio de não deixar que as tarefas e os horários se misturem.

5 dicas para equilibrar vida pessoal, vida profissional e estudos

1. Diagnostique seu dia a dia

Parar e perceber o que demanda mais do seu tempo, quais seus hábitos diários, que horas você vai dormir e que horas você acorda, quanto tempo é destinado para as refeições, entre outros pontos, é essencial para ver como seu tempo está distribuído hoje.
 
Além disso, após perceber como é a distribuição do tempo entre as funções, é importante avaliar o que já está bom e o que precisa de melhoria. Por exemplo, constatar que necessita de mais tempo para o café da manhã e que, portanto, deve dormir mais cedo e acordar mais cedo. 

2. Utilize ferramentas de gestão de tempo

Hoje em dia, temos à nossa disposição uma grande diversidade de aplicativos e sites que nos ajudam a fazer a gestão do tempo e de tarefas de forma otimizada. Por isso, pesquise o método que mais faz sentido na sua rotina.
 
Um exemplo de metodologia e ferramenta de gestão de tempo é o Método Pomodoro, encontrado no site Tomato Timer ou em aplicativos para celular. 
 
Você também pode gostar de:

3. Divida as tarefas de casa

Fazer a divisão das tarefas de casa é essencial para que ninguém se sobrecarregue, isso se você mora com mais pessoas na casa. Por isso, criar uma lista de atividades domésticas que necessitam ser feitas e fazer a divisão igualitária entre os moradores da casa é uma das dicas para que todos possam ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

4. Momentos de descanso

Lotar a agenda de compromissos e não deixar lacunas para o ócio é um dos fatores que dificultam o equilíbrio entre vida pessoal, profissional e acadêmica. Por isso, por menores que sejam os momentos de descanso e ócio, eles são essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar físico e emocional. 

5. Busque ajuda e apoio

É importante saber que abraçar o mundo é impossível; por isso, ajuda e apoio são muito importantes para conciliar vida pessoal, profissional e acadêmica. Busque ajuda de familiares, colegas de trabalho e amigos, entre outros. 
 
Outra dica é: buscar ajuda profissional de psicólogos. A terapia pode ser importante para zelar pela saúde mental, que é um dos pilares para o equilíbrio. Além disso, a terapia ajuda também no autoconhecimento, que é outro tópico indispensável.
 
Agora que já sabemos de algumas dicas para alcançar o equilíbrio, é só sentar e colocá-las em prática.
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos tenham acesso a essas dicas.
 
 
 

Compartilhe essa notícia