Gestão da Qualidade – Entenda o que é e saiba quais os seus princípios

Postado em 28/10/2019



A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que promove uma visão sistêmica de toda a empresa. Esse modelo de gestão é um requisito indispensável para toda organização. As ações são voltadas ao controle dos processos de todos os departamentos, possibilitando a melhoria contínua dos produtos, bens e serviços, buscando garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.

Avaliar a satisfação dos seus clientes é essencial para que a corporação alinhe seu posicionamento no mercado e desenvolva práticas para expandir seus negócios progressivamente. Além disso, a gestão estratégica da qualidade permite à empresa trabalhar eventuais aspectos negativos levantados e se aprimorar diante de críticas externas.

 

Saiba quais são os princípios da gestão da qualidade:


1. Foco no cliente: o cliente é o principal pilar de sustentação para qualquer organização; portanto, é preciso atender às suas necessidades atuais e futuras.
 

2. Liderança: o líder deve ser uma figura proativa, que estabeleça os propósitos e o rumo que a organização deverá tomar.
 

3. Envolvimento das pessoas: pessoas representam a essência da organização, e suas habilidades deverão ser usadas para solucionar os desafios da empresa, por meio do seu potencial particular.
 

4. Abordagem de processo: as atividades e os recursos deverão ser gerenciados como um processo para que o resultado desejado seja alcançado com maior eficiência.
 

5. Sistematização da gestão: os processos inter-relacionados deverão ser identificados, compreendidos e gerenciados como um sistema, o que gerará eficiência e eficácia organizacionais, contribuindo para o alcance dos objetivos.
 

6. Melhoria contínua: esse princípio está relacionado ao desempenho global da organização e a seus processos de melhoria constante.
 

7. Tomada de decisão: para que as decisões sejam eficazes, devem estar focadas na análise de dados e informações.
 

8. Relação com os fornecedores: uma relação consistente entre organização e fornecedores gera benefícios e agrega valor para ambos.

 

LEIA TAMBÉM:

+ Comunicação, prudência e disponibilidade: avalie as suas características na gestão

+ 5 livros sobre controle interno e externo da gestão pública

 

A PÓS EAD do Centro Universitário São Camilo

Com duração de 12 meses, a especialização em MBA em Gestão Estratégica da Qualidade compõe-se de disciplinas que visam implementar normas de qualidade, segundo padrões nacionais e internacionais, assim como buscar a redução de custos sem prejuízo dos padrões de qualidade. O curso desenvolve todas as habilidades necessárias para que os profissionais atuem com eficiência na área da qualidade, em empresas de diferentes portes e segmentos, sejam indústrias de transformação, empresas prestadoras de serviços, públicas ou privadas.


Interessou-se por essa especialização? A próxima turma tem previsão de início para 12/11/2019!


Não perca tempo e inscreva-se já! Faça parte da família camiliana e transforme-se em um especialista preparado para todos os desafios.

 

Fonte: onclick.com.br