A pandemia, com todas as suas consequências, demandou de todos os profissionais da área da saúde uma força além da comum. Com isso, a tendência é que, no pós-pandemia, as profissões dessa área se expandam.

De acordo com a pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fiocruz, a pandemia alterou a vida de 95% dos trabalhadores da área da saúde. Destes, quase 50% revelaram que passaram por um excesso de trabalho, com jornadas de mais de 40 horas semanais. 

Claramente, a pandemia trouxe uma série de desafios para os profissionais da saúde, muitas vezes levando a cargas de trabalho exaustivas, falta de proteção no trabalho e estresse, entre outros fatores.

Nesse cenário, percebe-se a necessidade de expandir a área e possibilitar mais estrutura para que os profissionais consigam desempenhar suas atividades sem que haja consequências negativas na saúde física e mental.

O aumento da procura de profissionalização na saúde

Segundo pesquisa feita pela Pearson, durante a pandemia, cresceu a procura por cursos de graduação na área da saúde. No Brasil, o índice de aumento foi de 67%. Inclusive, 64% dos respondentes alegaram que a escolha foi influenciada pela pandemia. 

No cenário da pós-graduação, esse aumento também pode ser significativo, tendo em vista que uma atualização profissional focada na especialização pode render melhor colocação no mercado de trabalho e a ocupação de cargos com maiores salários.

Segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, profissionais que têm pós-graduação recebem 47,2% a mais do que aqueles que não têm essa formação. 

 

Leia mais:

+ 5 tendências para o mundo pós-pandemia

+ 6 especialidades da Fisioterapia para seguir depois da graduação

 

Entre as profissões da área da saúde que tendem a se expandir no cenário pós-pandêmico, podemos destacar: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia, entre outras. 

Se o seu desejo é estar preparado para o mercado de trabalho na área da saúde no pós-pandemia, confira as especializações a distância em Saúde oferecidas pela Pós EAD São Camilo.

 

Compartilhe essa notícia