Já consolidada nos estudos de ecologia e sustentabilidade, a Microbiologia Ambiental é uma ciência aplicada à saúde humana, de plantas e de animais. Aliás, uma das coisas que tornou a Microbiologia ainda mais preciosa são os “microrganismos do bem” que ganharam espaço e hoje são “produtos” de valor inestimável. Desse modo, essa área da ciência que se dedica ao estudo da fisiologia, genética, interações e funções dos microrganismos no ambiente, e faz uso deste conhecimento com o objetivo maior de manter a qualidade ambiental e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade moderna, é cada vez mais relevante no cenário atual.

Como observa num artigo da Sociedade Brasileira de Microbiologia, “a Microbiologia Ambiental hoje faz parte do cenário científico mundial como uma área de estudos fundamental e inserida em diversos temas de grande importância, como biorremediação, biocatálise, biocombustíveis, controle biológico, fertilizantes, dentre outros”.

Você sabia?

  • Você sabia que um grama de solo pode conter aproximadamente um bilhão (1.000.000.000) de micróbios, com algumas milhares de espécies representadas?
  • Você sabia que a estimativa é de que nós conhecemos menos de 1% das espécies microbianas da Terra?

 

Esses dois fatos são mais do que suficientes para mostrar porque a Microbiologia é tão importante. Os microrganismos cobrem o planeta e apresentam uma surpreendente diversidade e algumas características extraordinárias. Não há dúvidas de que o avanço das pesquisas em Microbiologia Ambiental trará muitos benefícios.

  • Você sabia que alguns microorganismos conseguem sobreviver em alguns dos ambientes mais extremos do planeta? Inclusive tolerando temperaturas acima de 100° C, como os encontrados em gêiseres, fumarolas negras e poços de petróleo?

Existem bactérias que fornecem energia e carbono aos outros organismos. Alguns micróbios são decompositores e têm capacidade de reciclar outros nutrientes. Reações químicas nas bactérias envolvem quebra de substâncias químicas ou síntese de novos compostos que estão relacionadas às modificações no ambiente e têm grande influência nos efeitos sobre o ecossistema.

De que modo esses e muitos outros microorganismos poderiam ser usados para o nosso benefício? Isso dá uma amostra do imenso potencial da pesquisa em Microbiologia Ambiental.

Por que é importante uma especialização em Microbiologia?

Porque essa capacitação é imprescindível para  Biomédicos, Biólogos, Farmacêuticos, Médicos e Enfermeiros que querem ser capazes de compreender a Microbiologia Ambiental, como ela está inserida em diversos temas de grande importância, como biocombustíveis, controle biológico, fertilizantes e como tem expandido as áreas de atuação desse conhecimento. Algumas delas são:

  • Biotecnologia
  • Segurança ocupacional e controle de saúde
  • Qualidade da água
  • Microbiologia Industrial
  • Microbiologia do Solo
  • Microbiologia do ar
  • Microbiologia Diagnostica
  • Microbiologia da água
  • Descarte de poluentes e biorremediação

Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais, saiba que o Centro Universitário São Camilo tem duas pós-graduações  na área:  uma pós-graduação em Microbiologia e uma em Microbiologia Clínica e Industrial. Acesse o nosso site e faça a sua inscrição hoje mesmo.

 

Compartilhe essa notícia