De repente todos nós lemos sobre vacinas e sabemos alguma coisa sobre testes e exames clínicos. Pesquisamos sobre laboratórios e clínicas oferecendo diferentes tipos de testes e os fazemos em profusão, seja para eliminar uma suspeita ou simplesmente para ser autorizado a entrar em determinado lugar ou fazer uma viagem internacional.

Fato inequívoco é que essa realidade colocou a Microbiologia em evidência; e você que é profissional da saúde, tem nessa ciência uma porta aberta com muitas possibilidades. 

A importância da Microbiologia em tempos de pandemia

A Microbiologia é a ciência que estuda micro-organismos como os eucariontes, cujo núcleo celular está envolto por uma membrana; como algas, fungos e protozoários; procariontes, nos quais o material genético está disperso no interior da célula; como as bactérias, ou acelulares como os vírus, viroides e prions.

Desde a primeira observação de micro-organismos, realizada em 1665 pelo pesquisador inglês Robert Hooke, a Microbiologia está diretamente ligada ao desenvolvimento tecnológico. As pesquisas em Microbiologia têm avançado bastante nos últimos anos, mas o campo de atuação é tão vasto que estima-se que apenas um por cento de todas as espécies de micro-organismos do planeta tenham sido catalogadas.

Pandemias são episódios especialmente críticos para os microbiologistas que redobram esforços para estudar e entender como o vírus ataca e como o organismo reage para conter os avanços da doença.

As descobertas dos profissionais especializados em Microbiologia são aplicados na área médica e contribuem de modo decisivo no entendimento dos processos fisiopatológicos que os micro-organismos causam em uma infecção.

A grande importância desses profissionais também se dá porque eles atuam em exames de laboratório, na análise de saliva, urina e fezes, por exemplo, e no controle de infecção hospitalar. 

 

O perfil de um profissional em Microbiologia

Se você gostaria de atuar nessa área, leia abaixo o que o professor Bruno Macri diz sobre o perfil e as atribuições do Microbiologista. Grande parte do trabalho desse profissional se passa no laboratório e espera-se que ele seja dedicado e curioso para desvendar um mundo desconhecido. O professor Macri diz que o profissional em Microbiologia é aquele que atua na área da Biologia que estuda os microrganismos (fungos, bactérias, vírus, algas unicelulares, protozoários, entre outros). Seu estudo ajuda no desenvolvimento de vacinas, remédios e tratamentos dessas doenças. Dentre suas atribuições esse profissional:

- Elaborar e avaliar o desempenho de biocidas e conservantes;

- Desenvolver metodologias de aplicação de biocidas e interpretar seus resultados;

- Participar do desenvolvimento e adequação de produtos e aplicações de biocidas;

- Elaborar apresentações e laudos técnicos de ensaios e análises realizadas no laboratório;

- Contribui com o treinamento de técnicos de laboratório de microbiologia.

 

O profissional que realiza esse trabalho é o microbiologista. A pós-graduação a distância do Centro Universitário São Camilo dá essa especialização a biomédicos, biólogos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde que poderão realizar pesquisas sobre:

- A fisiologia dos microorganismos;

- Como se dá a interação desses microorganismos com o ser humano e outros animais;

- Criação de vacinas e tratamentos para doenças;

- Estudo sobre determinadas doenças a fim de combater epidemias;

- Como utilizar certos microrganismos para a fabricação e conservação de alguns alimentos;

- Criação de sistemas e métodos para a biossegurança;

- Combate de microrganismos durante o processo de tratamento da água;

- A importância dos fungos na vida do ser humano, de animais e na produção de alimentos e bebidas.

 

Se você é um profissional da saúde e tem interesse nessa área, conheça a Pós-graduação EAD em Microbiologia do Centro Universitário São Camilo

Compartilhe essa notícia