Muita gente tem o costume de consumir alimentos com o prazo de validade vencido sem sequer suspeitar dos riscos que essa prática oferece. Apesar da boa aparência e do bom aroma, o consumo de alimentos vencidos pode fazer mal à saúde, e, em casos extremos, ser fatal. A gravidade do problema varia de acordo com o produto e a pessoa que o consome, visto que a imunidade de cada organismo é diferente.


Por que faz mal?

Entre os principais riscos, destaca-se a possibilidade de intoxicações e infecções causadas por bactérias, como Escherichia coli e Salmonella sp., cujos sintomas incluem dores abdominais, vômitos, calafrios, febre e diarreia, e que, em alguns casos, podem levar à morte. Profissionais orientam ainda que, em caso de sintomas e infecção, a indução ao vômito pode trazer complicações pulmonares. Portadores de doenças crônicas, como diabéticos, têm mais chance de sofrer complicações por conta de uma intoxicação “leve”. Outra bactéria perigosa, a Clostridium botulinun, é facilmente encontrada em alimentos enlatados contaminados que tenham sofrido processamento térmico inadequado, além de alimentos embutidos sem refrigeração. A infecção por essa bactéria causa a doença conhecida como botulismo, considerada grave e fatal.


Sintomas de intoxicação costumam ser rápidos e podem aparecer até duas horas após o consumo de alimento inadequado. Em outros casos, existem microrganismos que começam a manifestar sintomas de 12 a 24 horas após a ingestão do alimento.


A má conservação de alimentos – tanto de produtos que necessitam de refrigeração como dos que não necessitam, também pode levar a sérios problemas de saúde. O fato de um alimento estar armazenado na geladeira não garante que ele permanecerá intacto, mas que apenas envelhecerá de forma mais lenta.


Para evitar surpresas desagradáveis, recomenda-se que o consumidor confira os prazos de validade no ato da compra. É necessário prestar atenção principalmente em promoções, quando geralmente abaixam os valores de produtos que estão próximos do vencimento. No calor da euforia da promoção, o consumidor, muitas vezes, deixa o prazo de validade passar despercebido.

 

Aproveite e conheça os cursos de pós-graduação EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos e em Tecnologia de Alimentos do Centro Universitário São Camilo e alavanque sua carreira. Tradicional e tecnológica, a São Camilo desenvolve especialistas preparados para todos os desafios!

Compartilhe essa notícia