Se você trabalha com adolescentes, certamente já se interessou pelas modificações cerebrais que ocorrem na adolescência. Afinal, esse é um assunto que interessa professores, médicos, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, preparadores físicos,  líderes comunitários e uma série de outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com esse público.

E esse público é imenso. Há 1,8 bilhão de adolescentes e jovens de 10 a 24 anos no mundo inteiro, representando um quarto da população global. Na América Latina e Caribe, são mais de 165 milhões de pessoas na mesma faixa etária.

No Brasil, as pesquisas raramente delimitam a faixa etária de 13 a 17 anos. A estimativa do IBGE para 2019 é de uma população de 210,1 milhões de pessoas, dos quais 53.759.457 têm menos de 18 anos de idade.

No artigo escrito em 2015 sobre adolescência, saúde mental, drogas e violência, a professora Ana Maria Pimenta Carvalho diz que há no Brasil 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, o que equivale a 11% da população brasileira.

 

Adolescência: quando começa e quando termina?

Uma pergunta interessante é: a adolescência refere-se a qual faixa etária? Alguns chamam de adolescentes aqueles entre 13 e 17 anos; nomeando de crianças os que têm até 12 anos e de adultos aqueles a partir de 18 anos de idade. Outros, como a pesquisadora Ana Maria Pimenta Carvalho, trata como adolescentes aqueles entre 15 e 19 anos.

No entanto, reportagem da BBC trouxe o seguinte título: “Adolescência agora vai até os 24 anos de idade, e não só até os 19, defendem cientistas”. No entanto, a oitava edição do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, elaborado pela Fundação Abrinq, nomeia como adolescentes o público entre 15 e 17 anos.

Um dos principais argumentos que faz um grupo de cientistas defender que a adolescência se estenda dos 10 até os 24 anos é que, se por um lado, metade das mulheres fica menstruada pela primeira vez entre 12 e 13 anos — e não mais após os 14, como era comum.

Por outro lado, o cérebro continua se desenvolvendo depois dos 20 anos, trabalhando de maneira mais rápida e eficiente.

 

As principais mudanças no cérebro durante a adolescência

A adolescência é uma fase de amadurecimento e um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico.A transição entre a fase infantil e a idade adulta parece simples, mas não é.

Uma equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, escaneou os cérebros de 300 jovens entre 14 e 24 anos e identificou as áreas do cérebro que mais se alteram durante a adolescência.

Uma das áreas que mais se modificam é a área associada aos processos de pensamento complexo. Enquanto as áreas associadas com o funcionamento básico do corpo estão totalmente desenvolvidas na adolescência, as partes ligadas ao pensamento complexo e tomada de decisões ainda estão mudando.

"As regiões que mudam mais são associadas ao pensamento complexo e tomada de decisões. Isso mostra que adolescentes estão numa jornada rumo à vida adulta, para se tornarem alguém capaz de conectar todos esses fragmentos de informação", afirmou a pesquisadora Kirstie Whitaker em reportagem da BBC.

A pesquisa publicada na revista especializada PNAS (Proceedings of the National Academy of Science) trouxe grande contribuição aos estudos da adolescência e ajudou a compreender melhor as mudanças de comportamento e humor do adolescente durante o desenvolvimento cerebral normal.

 

Um recado aos profissionais que trabalham com adolescentes

A adolescência é um universo fascinante. O Centro Universitário São Camilo tem uma Pós EAD em Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente.

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