Mais de dois anos se passaram e, o que parecia que seria um pesadelo sem fim, hoje se apresenta para todos como "algumas recomendações para se manter saudável". 

A pandemia da covid-19 afetou, de muitas formas diferentes, muitas vidas. E segue pedindo e relembrando a todos sobre alguns cuidados com higiene que são essenciais em qualquer contexto.

A vida após a campanha de vacinação contra a covid-19

Embora a ciência tenha avançado muito e acelerado as pesquisas e produções de vacina, há ainda uma ou outra onda (isolada ou de maior proporção) de contaminações pelo vírus SARS-CoV-2.

Por ora, boa parte da população que se vacinou adequadamente está com altas taxas de imunidade ao vírus. No entanto, não há garantias de não contaminação. 

Além do fato de que, a depender da presença de comorbidades, passar pela contaminação do coronavírus pode não ser uma experiência tão tranquila assim. Mesmo depois da vacina. E mesmo com o fato da atenuação da contaminação por conta de boa parte da população já estar vacinada. 

Portanto, esse artigo existe porque é preciso não se esquecer dos cuidados necessários, consigo mesmo e com o outro, das medidas de higiene e proteção possíveis, e de por mais que a gente se apresente de maneira potente, a vida é frágil.

Cuidados ainda necessários contra a covid-19

– Cobrir nariz e boca quando for espirrar

Essa medida é indispensável em qualquer momento da história. Pois muitas contaminações se dão dessa forma: gripe, tuberculose, resfriados etc.

Com o acontecimento que foi a pandemia nos tornamos atentos e adeptos da prática, que é de suma importância. E demonstra cuidado com o próximo.

– Evitar lugares muito cheios 

Com grandes aglomerações podem surgir grandes conglomerados de doenças. Doenças que se espalham pelo ar, pelas vias aéreas, pela pele e suor, além de outras tantas possíveis. E a capacidade de disseminação destas cresce exponencialmente nestes ambientes. Pois não há necessariamente um controle das formas de contato e contágio entre uma pessoa e outra. 

A Covid-19 é uma delas. E se beneficia muito quando há multidões reunidas. 

– Usar máscaras em hospitais e transportes públicos

Em algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, há obrigatoriedade do uso de máscaras em determinados ambientes. Como transporte público, que voltou a exigir o uso de máscaras, e hospitais, onde há grande foco de pessoas contaminadas, não só pelo coronavírus. 

O transporte público é um exemplo de lugar com grandes aglomerações. E nem sempre há circulação de ar. Ou seja, trata-se de um lugar altamente contagioso. 

Assim como os hospitais. 

– Higienizar as mãos sempre que possível

Outra medida que precisava ser adotada independente da pandemia de covid-19, mas que só foi percebida e adotada como boa prática a partir desse evento. 

As mãos são o canal direto entre o mundo externo e nosso mundo interno, no caso, nossos órgãos, sangue, tecidos e tudo o que compreende nosso corpo enquanto sistema. 

Portanto, não deixe de continuar lavando as mãos ao tocar em superfícies diversas, usar álcool e se lembrar de não levá-la à boca (quase sempre isso se dá indevidamente). 

Covid-19: nunca é demais relembrar

É preciso continuar lembrando e relembrando as pessoas de que a vacinação é o meio mais efetivo de combater a onda de mortalidade e reincidência grave da doença, assim como o contágio e as reações mais severas.

É preciso continuar lembrando e relembrando que em uma situação de emergência a informação e a confiança na ciência e nos meios de comunicação oficiais são a melhor saída para diminuir a atmosfera de desespero generalizado.

É preciso continuar lembrando e relembrando que a vida é nosso bem mais precioso. E que é preciso tratá-la com o respeito e o cuidado que ela merece. Independente de quem seja.

Compartilhe essa notícia