Você sabe o que é filantropia corporativa? Essa é uma prática que vem ganhando notoriedade porque traz benefícios tanto para a sociedade quanto para a empresa que a pratica.  

O que é filantropia corporativa?

Filantropia corporativa refere-se às ações de cunho social que visam ao apoio a uma causa social, como forma de levar o bem-estar a uma parcela da comunidade. Ela pode se dar por meio de apoio financeiro ou de voluntariado. 
 
O conceito de Filantropia Corporativa muitas vezes se mistura com o de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), justamente porque ambos tratam sobre como determinada organização trabalha as questões sociais. 
 
Por mais que considere a filantropia corporativa como doação benevolente ou generosa, a verdade é que toda empresa busca respostas com suas ações, e, em território brasileiro, o conceito de filantropia vem sofrendo mudanças desde as últimas décadas.
 
Normalmente, as ações são alinhadas com os objetivos e os interesses da empresa, e, ainda, assumem um caráter paragovernamental, ou seja, suprindo lacunas deixadas pelos governos quando estes oferecem equipamentos sociais insuficientes para a população.
 
Você também pode gostar de:

A importância da filantropia corporativa

Em um Brasil com uma profunda desigualdade social, a filantropia corporativa é mais do que bem-vinda para ajudar a sanar profundos problemas sociais, como a distribuição desbalanceada de renda.
 
Inclusive, atualmente, as demandas da população estão tornando as ações sociais por parte das empresas cada vez mais comuns, e existem outras explicações para que essa prática se torne cada vez mais comum: pressão dos stakeholders e da comunidade, busca por uma imagem favorável, compensação.
 
Vantagens da filantropia corporativa
• Filantropia tem uma boa aceitação e torna a opinião pública favorável, gerando uma boa imagem para a empresa, bem como uma maior confiabilidade.
• Ações sociais e o trabalho de causas vão se tornando obrigatórios, em vista da mudança do comportamento dos públicos, que se tornam cada vez mais exigentes. 
• Iniciativas voltadas para o social ajudam a criar um clima organizacional equilibrado, com colaboradores engajados e com senso de pertencimento. 
• Ajuda no desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade e, também, dos indivíduos. 
• Possibilita a aproximação entre uma causa e os atores sociais, promovendo um maior conhecimento sobre ela. 
 
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar nas redes sociais e promover o conhecimento sobre filantropia corporativa.
 
pós em gestão
 

Compartilhe essa notícia