Hoje em dia, mais do que nunca, os debates sobre preservação do meio ambiente estão em alta, dado o grau da crise ambiental que estamos vivenciando. As pequenas, médias e grandes empresas não estão excluídas deste debate, muito pelo contrário! Desvendaremos o que significa, qual é a importância e como aplicar a sustentabilidade empresarial na prática!

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é todo grupo de ações e práticas tomadas por organizações e instituições para minimizar os impactos ambientais, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade.

Assim, o desenvolvimento sustentável poderá abranger as sustentabilidades urbana e rural, e tudo o que está ligado à preservação dos recursos naturais, passando pela ética sustentável, com políticas e planejamento estratégico, de modo a englobar toda a empresa.

Ter um posicionamento sustentável deve fazer parte da estratégia da empresa, o que se desdobra para os planos táticos e operacionais, envolvendo, assim, desde o planejamento até a execução.

 
Você também pode gostar de:

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

De acordo com a Edelman Trust Barometer, 97% dos entrevistados esperam que as empresas solucionem algum problema social, o que indica que os brasileiros, cada vez mais, procuram marcas engajadas.

Empresas alinhadas com alguma causa socioambiental, entre elas a sustentabilidade, têm melhor aceitação e diferenciação no mercado. E ainda, empresas com boa reputação ambiental têm melhores chances de construir uma boa imagem. 

Vantagens de trabalhar a gestão sustentável

A aplicação de uma gestão sustentável tem inúmeros pontos positivos, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Entre as vantagens, podemos citar:

Propicia um ambiente favorável para a criação e a manutenção de vínculos fortes, em outras palavras, relacionamentos baseados em significados e valores, melhorando, assim, a imagem e a reputação da marca.

Melhora o clima organizacional, já que o engajamento em uma causa ajuda a motivar os colaboradores.

Expande as oportunidades de negócios e aumenta a competitividade no mercado.

Reduz os impactos socioambientais, e, consequentemente, impacta a sociedade de forma positiva.

Sustentabilidade empresarial na prática: pensando em ações sustentáveis

Agora que já sabemos o que é, qual a importância da sustentabilidade empresarial e de uma gestão focada na diminuição dos impactos ambientais, vamos mostrar alguns exemplos de práticas sustentáveis que podem ser adotadas pelas instituições no dia a dia:

1. Reduzir (ou eliminar) o uso de descartáveis, principalmente, se os descartáveis forem de plástico.

2. Economizar papel, água e energia ou ainda priorizar a utilização de fontes de energia renováveis.

3. Investir na reciclagem de resíduos sólidos (papel, plástico, metal e vidro) e ainda buscar boas parcerias para a coleta seletiva do lixo.

4. Proporcionar treinamentos, workshops e palestras sobre tópicos de sustentabilidade no ambiente de trabalho.

5. Criar ou apoiar financeiramente projetos de preservação ao meio ambiente.

6. Propor e incentivar que os colaboradores se voluntariem em algum projeto focado na preservação do meio ambiente. 

7. Propiciar um ambiente em que haja respeito à diversidade cultural, à sexualidade, às etnias e aos credos, bem como fomentar ações que permitam diminuir as diferenças de gênero. 

Agora que sabemos mais sobre a importância da sustentabilidade empresarial, podemos perceber que a adoção de estratégias sustentáveis pode ter diversas vantagens, tanto para a instituição quanto para a sociedade. 
 
mba em sustentabilidade empresarial
 
 

Compartilhe essa notícia