Entre metodologia ágil e metodologia tradicional, não há um ideal; cada organização e cada tipo de projeto terão uma metodologia mais favorável para determinado momento. Mas, além dessas duas, existe um terceiro tipo de metodologia de gestão de projetos. Venha conhecer a metodologia híbrida de gestão conosco!

Diferença entre o método ágil e o método tradicional

A abordagem tradicional é altamente recomendada para projetos cujo escopo está melhor definido desde o seu início (preditivo) e tem foco no plano e na gestão de risco. Dessa forma, para garantir as entregas preestabelecidas, o plano é sempre ajustado e adaptado, porém as mudanças são tratadas como riscos; na abordagem clássica de projetos estruturais.
 
Na abordagem ágil, os planos são simplificados por necessidade devido à ausência de requisitos e de um escopo bem definido. Eles são constantemente ajustados, as mudanças são constantes e aceitas, e os riscos envolvem a análise dentro dos pequenos ciclos de entrega sprint. (Prof. Kleber Ramos, coordenador do curso de Pós-graduação EAD em Gerenciamento de Projetos do Centro Universitário São Camilo.)

O que é metodologia híbrida de gestão?

Como o próprio nome diz, a metodologia híbrida de projetos vai mesclar práticas, técnicas e ferramentas da metodologia ágil e da tradicional, como forma de otimizar os processos de gestão de um determinado projeto. Ambas as metodologias são grandes auxílios na hora de esquematizar e tocar um projeto, pois permitem flexibilidade, planejamento e adaptabilidade. 
 
As metodologias híbridas são colocadas em prática de duas formas mais comuns: pela união do planejamento tradicional com execução ágil, ou, ainda, utilizando-se os controles tradicionais.

Vantagens da abordagem híbrida

• Possibilita encontrar um ponto de equilíbrio, com foco nos melhores processos e ferramentas de ambas as metodologias.
• Diminui esforços nas tarefas.
• Entrega produtos e serviços com maior qualidade.
• Possibilita o cumprimento de etapas de planejamento, ao passo que não se esquecem das soluções ágeis.

Dicas para implementar a metodologia híbrida

Antes de pensar em colocar a metodologia híbrida, é importante que algumas questões sejam pensadas, de acordo com as necessidades da empresa e/ou do projeto:
 
1. Estude o contexto dos seus projetos: será que a metodologia híbrida é a melhor escolha?
2. Avalie a urgência das entregas das etapas: qual é o prazo final de cada uma? 
3. Respeite a cultura em que está inserido: a cultura organizacional geralmente é o que vai ditar a metodologia utilizada no projeto: tradicional, ágil ou híbrida.
4. De olho nos objetivos maiores: Qual é o principal valor a ser entregue: agilidade ou planejamento? Ou os dois, em menor escala?
 
Assim, quando essas perguntas forem ponderadas, vale sempre procurar um profissional apto e especializado na área para fazer a implementação dessa metodologia. Daí a relevância e a necessidade de profissionais especializados em Gerenciamento de Projetos.
 
 

Compartilhe essa notícia