Conforme a sociedade muda, com novos paradigmas e novas necessidades, os métodos de ensino também mudam, na tentativa de acompanhar esses novos dilemas e necessidades. Nesse contexto, a metodologia ativa vem ganhando cada vez mais espaço. Quer saber o que é metodologia ativa e quais as suas contribuições para o ensino? Então, continue lendo que  a gente explica.

O que é metodologia ativa?

Metodologia ativa é um método de ensino-aprendizagem inovador, que tem como enfoque estabelecer um processo de desenvolvimento a partir de práticas e experiências. Assim, neste modelo, o aluno é colocado na condição de protagonista de sua própria aprendizagem, enquanto o pedagogo assume um papel de mediação e condução.
 
O método tradicional é voltado para a leitura, a escuta e a observação. Nele, os alunos são receptores passivos do conteúdo. Já na metodologia ativa, os alunos têm um papel ativo na construção do conhecimento, sempre com o apoio dos professores e professoras, pedagogos e pedagogas. 
 
Você também pode gostar de:
 

Vantagens de aplicar a metodologia ativa

 • Protagonismo do aluno
 • Maior flexibilidade nas atividades
 • Alunos com maior interatividade nas tarefas
 • Melhor retenção dos conteúdos propostos
 • Desenvolvimento do senso de autonomia
 • Estímulo das diversas inteligências
 • Aulas mais dinâmicas
 • Estímulo às competências requeridas no século 21
 

Exemplos práticos da metodologia ativa

Gamificação

Essa é a forma de unir tecnologia, ensino e inovação. As estratégias de gamificação, no contexto digital, permitem favorecer a aprendizagem por meio da inclusão de conteúdos no formato de jogos, promovendo assim a aproximação da Educação com as Novas Tecnologias
 
Um bom exemplo disso é o app Enem Game, desenvolvido para ajudar os alunos a passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, os alunos são envolvidos no processo de aprendizagem, e a tecnologia, em vez de ser uma vilã, torna-se uma poderosa aliada. 

Sala de aula invertida

Do inglês flipped classroom, essa é uma alternativa que propõe uma forma de tornar o aluno protagonista de seu próprio aprendizado. Consiste em passar o conteúdo para ser estudado antes da aula, fazendo do espaço da aula um ambiente para o aprendizado ativo, com debates, discussões, atividades práticas, entre outras propostas do que foi estudado previamente. 
 
Além dessas duas alternativas, temos outras opções práticas de aplicar a metodologia ativa, como: aula dialogada, dinâmicas de grupo, estudos de caso, estudos dirigidos, filmes, PBL, seminários etc.
 
pós ead em educação
 

Compartilhe essa notícia