O Câncer é uma doença comum. Portanto, grande parte das famílias já teve ou tem algum membro com a doença. Isso não quer dizer que, por regra, seja passado de pai para filho, mas existem alguns fatores genéticos herdados que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos agentes ambientais que causam a doença.

Quando falamos de câncer hereditário, tratamos de alterações e inconformidades genéticas, que naturalmente podem ser herdadas e determinantes na sua causa, caso as células em questão se multipliquem e cresçam fora de controle.

As mutações genéticas podem acontecer em qualquer etapa da vida de uma pessoa, assim como também podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da doença. Entretanto, quando se trata de mutações transmitidas de pais para filhos, o risco e a predisposição para o Câncer são altos.

Em geral, o câncer não é hereditário. Entretanto, grande parte dos estudos defende que cerca de 10% dos casos são causados por alterações hereditárias. Por isso, classificamos estes desdobramentos da doença em duas categorias: Câncer Hereditário e Câncer Esporádico.

As diferenças entre os dois podem afetar as decisões que precisam ser tomadas sobre cuidados e tratamentos. Por isso, entenda como cada um acontece:

O que é o Câncer Hereditário?

Os cânceres hereditários são causados em parte pelas alterações genéticas transmitidas de pais para filhos.  Os casos mais frequentes acontecem de forma mais precoce do que o câncer esporádico do mesmo tipo.

Por isso é tão importante que seja feito um acompanhamento junto a um especialista em Oncologia. É recomendado o rastreamento frequente em pessoas mais jovens com antecedentes de câncer hereditário na família.

O que é Câncer Esporádico?

A maioria das alterações genéticas não é compartilhada entre parentes ou transmitida aos filhos.Por isso, cerca de 90% dos casos de desenvolvimento do Câncer são causados por fatores externos. Estes casos, chamados de cânceres esporádicos, resultam de danos adquiridos através de exposições ambientais, fatores dietéticos, hormônios, envelhecimento normal e outras influências.

Diante disso, entendemos que mesmo se o câncer não é encontrado em uma família, um membro dessa família ainda pode ter um risco para algum tipo de câncer durante a vida.

Tipos mais comuns de câncer hereditário:

Conheça os principais tipos de câncer que podem ser causados por mutações genéticas herdadas dos pais:

• Ovário/trompas;
• Melanoma;
• Próstata;
• Pâncreas;
• Mama;
• Cólon
• Útero (exceto colo do útero).

Exames ligados à hereditariedade do câncer

Existem mapeamentos genéticos que podem identificar a hereditariedade de um câncer e a probabilidade de que a pessoa desenvolva outros tumores ou mesmo que seus familiares venham a desenvolver câncer.

Os exames ajudam a identificar pessoas que necessitam de rastreio especial para câncer, eventualmente com exames mais frequentes, mais precoces e mais acurados. Essa atenção especial possibilita o diagnóstico mais precoce de câncer, se vier a desenvolver, aumentando as chances de sucesso do tratamento e diminuindo seus custos também.

Se você é um profissional da área da saúde ou farmacêutica, pode aprofundar seus conhecimentos e habilidades com pacientes oncológicos nos cursos de Pós-Graduação EAD do Centro Universitário São Camilo.

A especialização em Farmácia Hospitalar, realizada 100% online, prepara você para atender às necessidades do Seguimento Farmacoterapêutico Hospitalar, desenvolvendo a otimização da eficácia e segurança do tratamento dos pacientes internados. Em cerca de 12 meses, o curso apresenta a possibilidade de atuar em eixos estruturantes, a segurança e a promoção do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.

Para atingir a alta demanda por farmacêuticos especialistas no tratamento clínico ao Câncer, a Pós EAD em Farmácia Clínica em Oncologia apresenta habilidades e especificações técnicas para a atenção farmacêutica aos pacientes oncológicos.O curso é totalmente online, ou seja: você pode acompanhar as aulas, acessar conteúdos e dinâmicas exclusivas de qualquer lugar. Além disso, conta com uma estrutura formada por especialistas, mestres e doutores na área.

Compartilhe essa notícia