De um jeito ou de outro, os consumidores, motivados pela crise econômica ou pela mudança de consciência, estabelecerão novos padrões de consumo. Dessa forma, os negócios também terão de se adaptar para esse novo momento. Você está preparado para encarar essas mudanças?
 
A pandemia do novo coronavírus tem se apresentado como um grande desafio, acarretando crises de ordem econômica e de saúde pública em todo mundo. 
 
No Brasil, os impactos podem ser visualizados por meio da previsão de variação do Produto Interno Bruto (PIB), que poderá chegar a -6,48% neste ano. Para o Banco Mundial, em solo brasileiro pode haver queda de até 8% do PIB. 

Tendências de consumo segundo o Observatório Febraban

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em relação aos movimentos de consumo no Brasil na retomada gradual da economia, haverá:
 
• redução na frequência de ir até bares e restaurantes;
• menor frequência a shopping centers;
• aumento das compras pela internet e da utilização de serviços de delivery;
• diminuição das viagens.
 
Mesmo que aponte para uma mudança a curto prazo, essas experiências de consumo podem influenciar uma reavaliação da relação de consumo.  
 

Conhecendo seu cliente como a palma da sua mão

Esse cenário pode provocar mudanças profundas no processo de consumo de brasileiros e brasileiras. Por isso, de todas as inovações em marketing estratégico, talvez a maior seja o foco em conhecer profundamente o seu cliente
 
Especialistas apontam para uma reavaliação da relação com o consumo, em que, num mundo pós-pandemia, as pessoas estarão mais preocupadas com o consumo consciente. Assim, as questões ambientais podem representar uma urgência. 
 
Estando ou não corretas, uma coisa é certa em relação a essas projeções: as necessidades do cliente e os hábitos de consumo sofrerão uma mudança, e o marketing deve estar atento a acompanhar essas modificações, que acontecem de forma muito rápida e dinâmica. 
 
Saber quem é o seu cliente, onde ele está, quais são suas angústias e suas esperanças, qual é sua rede de relacionamentos, por exemplo, podem ajudar você a saber qual é o melhor momento e a melhor maneira de falar com seu cliente.
 

Comunicação e marketing estratégico nesse novo contexto

O marketing estratégico envolve, entre tantos outros aspectos, também o planejamento estratégico da comunicação. 
 
Um dos grandes desafios é como criar e manter o relacionamento com o cliente. Como observamos, é um dos caminhos que o marketing pode seguir pós-pandemia. Para isso, como já destacado, o consumidor deve ser um dos principais pilares para a definição de estratégias. 
 
Para se comunicar com o cliente, antes, devemos conhecê-lo. A boa notícia é que, hoje em dia, temos as inúmeras ferramentas de análise de dados que nos permitem analisar os perfis.
 
Com a tecnologia, você consegue perceber traços do comportamento do seu consumidor que possam fornecer pistas para suas próximas ações, convertendo dados em possibilidades e oportunidades de negócio. 
 
Como se manter atualizado e acompanhar essas mudanças no mercado? O único jeito é: atualize-se e busque o conhecimento. Só assim você conseguirá articular comunicação e marketing estratégicos para o sucesso do seu negócio. 
 
Os cursos de pós-graduação EAD em Comunicação com enfoque em Marketing são um exemplo de onde buscar a atualização profissional necessária para enfrentar essas adaptações que tendem a acontecer nos próximos anos. 
 
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