Em maior evidência desde o início da pandemia de Covid-19, a área de Vigilância Epidemiológica e Ambiental é de extrema importância para o controle de doenças que possam surgir no meio ambiente. Quer saber mais sobre essa área? Boa leitura!

A área da vigilância

No campo da saúde, a vigilância se refere às práticas de atenção e promoção de saúde e prevenção de doenças em diversas esferas. Assim, essa é uma área integrada, que reúne conhecimentos e técnicas de diversas áreas, como nutrição, epidemiologia, legislação e gestão.
 
Dessa forma, o agente de vigilância vai ter o trabalho focado em analisar, reconhecer, investigar e propor ações de controle, para prevenir o surgimento e o agravamento de doenças. 
 
De acordo com as Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde: “O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária”. 
 
São componentes da vigilância em saúde: vigilância da situação de saúde, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância em saúde ambiental.

Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental

Vigilância Epidemiológica refere-se ao conjunto de ações para detectar e reconhecer as mudanças que podem afetar a saúde individual ou coletiva, adotando medidas de controle e prevenção de doenças.
 
Por sua vez, a Vigilância Ambiental está focada em reconhecer e detectar mudanças no meio ambiente que possam interferir na saúde dos seres humanos, dedicando-se às mudanças de qualquer ambiente que interfiram na saúde humana.
 
Como podemos ver, as duas áreas da vigilância estão intimamente conectadas, uma necessitando da outra para ter sucesso em suas ações. Isso se estende a todas as áreas da vigilância, que são interconectadas, inclusive a área de Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.  
 
Você também pode gostar de:

Conheça a Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos

O mercado da alimentação mostrou um expressivo crescimento nos últimos 10 anos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em 2019, o faturamento da indústria brasileira de alimentos teve um aumento de 6,7%, alcançando R$ 699,9 bilhões. Além disso, nesse complicado período de enfrentamento da Covid-19, fica evidenciada a necessidade de profissionais qualificados para atuar na área de controle sanitário dos alimentos.
 
Por isso, os profissionais devem reciclar seus conhecimentos de tempos em tempos, para que, assim, estejam atualizados com as novidades do mercado alimentício. Um bom caminho a seguir é a realização de um curso de especialização a distância em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.
 
Nesse curso de pós a distância, são abordados assuntos como: legislações sanitárias, ferramentas na gestão da segurança de alimentos, análises microbiológicas e suas interpretações,  importância da rotulagem de alimentos para a segurança alimentar, entre outros.
 
Então, se o seu objetivo é ser um profissional efetivamente preparado para trabalhar no mercado de alimentos, seja nas indústrias de alimentos, em serviços de alimentação ou em empresas de distribuição de alimentos, invista em uma Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.
 
 

Compartilhe essa notícia