Pessoas apaixonadas fazem parte do vocabulário do futebol brasileiro, e isso é determinante para as estratégias de administração e marketing esportivo. Descubra qual é a influência da paixão dos torcedores no marketing esportivo.
 
Sempre que tem um jogo decisivo, que movimenta mais torcida, ou sempre que acontece um grande evento como a Copa do Mundo, o mercado sente um impacto econômico muito grande. Isso ocorre porque há um aumento do consumo, principalmente de produtos e serviços relacionados ao evento ou ao clube. 

A paixão como instrumento do marketing esportivo

Marketing esportivo é uma segmentação da área de marketing que tem como objetivo utilizar o contexto esportivo como oportunidade de negócio. Em outras palavras, é a aplicação das técnicas e estratégias de marketing no mundo do esporte.
 
A paixão é um dos pontos cruciais estudados no Marketing, justamente porque o fator emocional consegue ser aproveitado para efeitos de consumo ao ser provocado por uma estratégia de marketing. E paixão o futebol tem de sobra.
 
“O Brasil é o país do futebol” dizem por aí, e existe um motivo para isso: esse esporte é um fator sociocultural do Brasil e, direta ou indiretamente, afeta a maioria da população brasileira, influenciando até mesmo o comportamento das pessoas. 
 
Você também pode gostar de:
 
Dessa forma, o profissional de marketing tem um amplo campo de exploração quando o assunto é futebol, tendo em vista que o aspecto sentimental pode ser um artifício para envolver o torcedor/consumidor e fazê-lo consumir pela experiência. É importante lembrar que, quando se trata de um time de futebol, os torcedores já são fãs da marca e já vestem a camisa.
 
Por isso, a paixão é um dos principais artifícios a serem explorados como instrumento e ferramenta do marketing esportivo, envolvendo o torcedor e tornando-o parte do time. 
 
Profissionais de marketing têm um campo amplo e fértil para se dedicar, e muito a se trabalhar com a emoção dos torcedores. Por essa razão, é importante que nunca parem de atualizar o conhecimento na área, por meio da educação continuada, que fornece as melhores ideias e artifícios de acordo com o contexto atual. 

Conheça o curso de Pós EAD em Administração e Marketing Esportivo

O curso de pós-graduação a distância em Administração e Marketing Esportivo é um programa de formação profissional que oferece conhecimentos e ferramentas necessários para o desenvolvimento e gerenciamento do marketing esportivo.
 
E é a escolha certa para os profissionais que almejam atuar como gerentes de entidades esportivas, federações, clubes e academias, justamente por ser um MBA (Master of Business Administration).
 
Para isso, as disciplinas abordadas durante a pós são: marketing esportivo; programação neurolinguística e coaching; gerenciamento de academia; profissionalização da gestão esportiva, entre outras. 
 

Compartilhe essa notícia