1. O que é a resistência bacteriana a antibióticos?

A resistência bacteriana refere-se à capacidade desses microrganismos unicelulares de sobreviver e se reproduzir mesmo quando expostos a antibióticos ou outros agentes antimicrobianos. Isso faz com que a infecção persista, se agrave e continue a se disseminar no organismo.

 

  1. Quais são os tipos de resistência bacteriana?

Existem diferentes tipos de resistência bacteriana, que podem ser classificados em dois grupos principais: resistência intrínseca (inerente) e resistência adquirida.

 

Resistência intrínseca

Como o próprio nome sugere, a resistência bacteriana intrínseca ocorre quando as bactérias apresentam naturalmente mecanismos de resistência, como características genéticas e biológicas, que estão presentes no microrganismo desde o seu nascimento.

 

Resistência adquirida

A resistência adquirida surge a partir de mutações nos próprios genes da bactéria ou pela aquisição de genes de resistência de outras bactérias (por meio de conjugação, plasmídeos, transposons), vírus (transdução) ou do ambiente (transformação).

Aprofunde seus conhecimentos em Microbiologia com nosso CURSO GRATUITO. Inscreva-se agora e garanta seu certificado.

 

  1. Quais são os mecanismos de resistência bacteriana?

A resistência bacteriana manifesta-se através de diversos mecanismos, cada um desencadeando a inativação do antibiótico de maneira distinta:

  • Produção de enzimas modificadoras: Bactérias desenvolvem enzimas capazes de degradar ou modificar a estrutura dos antibióticos, neutralizando sua eficácia.
  • Redução da permeabilidade da membrana: Alguns microrganismos diminuem a permeabilidade da membrana externa, dificultando a entrada do antibiótico na bactéria.
  • Sistemas de efluxo hiperexpressos: Certas bactérias possuem sistemas de efluxo altamente eficazes, que bombeiam o antibiótico para fora da célula antes que possa exercer seu efeito.
  • Alteração do sítio alvo: Ocorre a modificação do local de ligação do antibiótico, causando mudanças na estrutura da molécula-alvo e, consequentemente, impedindo sua ação.
  • Bloqueio ou proteção do sítio alvo: A bactéria pode bloquear ou proteger o sítio de ligação do antibiótico, impedindo-o de se conectar ao alvo e tornando-o ineficaz.

 

  1. Como reduzir o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos?

A Microbiologia desempenha um papel crucial na redução do surgimento e disseminação de bactérias resistentes a antibióticos. Isso é alcançado através da pesquisa e desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos, compreensão dos mecanismos subjacentes à resistência e vigilância constante da evolução desse fenômeno.

Para que essas iniciativas se concretizem, é essencial contar com profissionais altamente capacitados e engajados no esforço de prevenir, controlar e tratar as bactérias resistentes a antibióticos.

Com isso em mente, a São Camilo oferece um programa de Pós-graduação em Microbiologia, que proporciona uma compreensão abrangente sobre microbiologia e parasitologia. 

Alguns dos principais objetivos do curso incluem:

  • Explorar a caracterização morfológica, estrutural, fisiológica, metabólica e reprodutiva de vírus, bactérias, fungos e parasitas;
  • Abordar temas como biossegurança laboratorial e controle de qualidade;
  • Aprofundar o estudo da Biotecnologia Microbiana e Cultura de Células em Microbiologia;
  • Analisar doenças humanas causadas por microrganismos;
  • Investigar a Microbiologia ambiental e de alimentos;
  • Desenvolver habilidades em comunicação, marketing pessoal, relacionamento interpessoal e ética profissional.

 

Se você deseja se destacar como microbiologista, nossa Pós EAD em Microbiologia oferece um ensino de excelência com flexibilidade. Clique aqui para saber mais!

 

  1. REFERÊNCIAS

Andrade, L. N., & Darini, A. L. C. Mecanismos de resistência bacteriana aos antibióticos. Curso Básico de Antimicrobianos Divisão de MI – CM – FMRP -USP. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4145358/mod_folder/content/0/3.%20Mecanismos%20de%20resist%C3%AAncia.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 10 de out. de 2023

Compartilhe essa notícia