“Ela [a palavra “enfermagem”] tem sido limitada para significar pouco mais do que a administração de medicamentos e a aplicação de emplastros. Quando, na verdade, deve significar o uso adequado de ar fresco, luz, calor, limpeza, tranquilidade, a seleção adequada e a administração de uma dieta - tudo à menor despesa de energia vital para o paciente.” (Florence Nightingale, Notas em Enfermagem, 1860)

Entre 12 e 16 de mBanner do evento Semana de Enfermagem da Pós EAD São Camilo.Na imagem, se observa a deficição de "ENFERMAGEM" segundo o dicionário. A indicação do ano junto a chamada "SAVE THE DATE", onde informa também o período do evento, de 12 a 16 de maio, com atividades como bate-papos com especialistas, mentorias e conteúdos exclusivos. No rodapé, a mensagem: “uma homenagem à sua vocação. um impulso para o seu futuro.” Ao lado do logo do Centro Universitário São Camilo.aio, a Pós EAD São Camilo irá promover a Semana da Enfermagem como forma de homenagem e apoio ao desenvolvimento da enfermagem nacional. A programação conta com conteúdos exclusivos, bate-papo com profissionais experientes em uropediatria e neonatologia, roda de conversas sobre especializações em enfermagem e um bônus de encerramento. 

A data foi escolhida em comemoração e respeito ao Dia Internacional da Enfermagem e ao Dia Nacional do Enfermeiro. O objetivo é reconhecer a importância desses profissionais para a saúde e o bem estar da população global, além de promover autoconhecimento e desenvolvimento profissional através de conteúdos especializados e essenciais a rotina de atenção ao paciente. 

No 22º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o médico Jairo Bour afirmou que “a saúde do Brasil não funciona sem a enfermagem” e está certo. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Brasil tem mais de 2,8 milhões de profissionais da enfermagem registrados e em atividade, número que é aproximadamente cinco vezes maior do que o de médicos no país. Sem força de trabalho, o sistema colapsaria com mais pacientes do que recursos humanos. 

O enfermeiro é o profissional que fica 24 horas ao lado do paciente. Ele é responsável por coletar material de exames, administrar terapias medicamentosas, auxiliar pacientes com dificuldade de locomoção, oferecer conforto físico e emocional e, muitas vezes, prestam socorro enquanto os médicos estão a caminho, garantindo tempo precioso ao salvamento. E essa conduta de cuidado, humanização, higiene e assistência começou entre os anos de  1853 e 1856, quando Florence Nightingale mudou o rumo dos cuidados em saúde.

12 de maio: Aniversário de Florence Nightingale, Retrato de Florence Nightingale acompanhado de sua frase histórica sobre a verdadeira essência da enfermagem, destacando luz, ar puro, limpeza e tranquilidade como parte do cuidado ao paciente.Dia Nacional do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem

Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 na cidade de Florença, Itália. Descendente de ingleses abastados, ela recebeu educação em matemática, idiomas, filosofia e estatísticas. Aos 17 anos, a jovem Florence declarou ter sentido um chamado divino para se dedicar ao cuidado de enfermos, o que a levou a estudar Enfermagem no Instituto de Diaconisas de Kaiserswerth, na Alemanha.

Por uma questão social, a área era representada majoritariamente por mulheres - e não recebia bem os homens.  Isso porque, o senso comum associava a prática ao cuidado, à doçura e a obediência, características que, nos padrões da época, eram naturais à figura feminina. Não apenas isso, mas a enfermagem não era reconhecida como profissão. 

Na verdade, para outras áreas relacionadas à saúde, a enfermeira era tida como uma trabalhadora subalterna, sem qualquer preparo técnico e, ainda pior, suja. Para desempenhar esse papel, não era necessário uma formação formal, apenas a vontade de assumir a tarefa de cuidar, fosse por caridade ou obrigação moral. Na época, as forças de trabalho da área eram compostas por mulheres pobres, domésticas, ex-prostitutas ou religiosas. 

Essas mulheresCena de hospital do século XIX com pacientes deitados lado a lado em camas simples, ilustrando as condições precárias da época em que Florence Nightingale iniciou sua revolução na assistência em saúde. atuavam em ambientes hospitalares precários e insalubres, com péssimas condições de higiene, ventilação e iluminação. Elas não se preocupam em lavar as mãos após interagir com os enfermos e a sociedade em geral não tinha noção da existência e risco de bactérias, vírus e outros vetores infecciosos. Não sem relação, as taxas de mortalidade eram altas e a maioria não morria por agravo de casos clínicos, mas por infecções contraídas nos “hospitais”. 

Foi nesse cenário que Florence se graduou em 1850, aprofundou seus conhecimentos em 1851 e começou a atuar em agosto de 1853. Seu primeiro trabalho foi como superintendente do hospital para senhoras inválidas em Harley Street, na cidade de Londres. Lá a educação que recebeu em casa se mostrou útil: com seus conhecimentos em finanças e estatísticas foi capaz de desenvolver habilidades organizacionais para reduzir custos e melhorar a assistência com base em métodos científicos.fotografia histórica da guerra da crimeia mostrando um grupo de soldados britânicos em frente a uma tenda de campanha. à direita, florence nightingale aparece de avental, segurando um recipiente enquanto se aproxima dos soldados feridos.

No entanto, enquanto sua gestão em Londres alcançava bons frutos, o Império Otomano declarou guerra à Rússia e teve início a Guerra da Criméia. Em 1854, a Inglaterra e a França se juntaram à luta e o número de mortes em campo de batalha virou uma preocupação britânica. Diante de números alarmantes, Sidney Herbet - secretário de guerra, amigo pessoal de Florence e admirador de seu trabalho), pediu que ela organizasse uma missão de guerra para prestar socorro aos soldados feridos. 

Diante do pefotografia em preto e branco mostrando um grupo de aproximadamente trinta enfermeiras uniformizadas posando em frente a uma tenda militar durante o século xix. à esquerda, um homem de cartola e terno segura papéis. a cena remete à atuação de equipes de enfermagem em campos de batalha ou áreas de missão durante períodos de guerra.dido, a enfermeira de 33 anos reuniu um grupo de 28 colegas voluntárias e foi com elas para Scutari - um hospital militar na região que viria a se tornar Istambul. Lá, essas profissionais encontraram superlotação, ausência de ventilação, esgoto a céu aberto, alimentos estragados e ausência de qualquer protocolo sanitário. Com uma taxa de mortalidade de 42%, a morte era uma presença constante, ceifando mais vidas por conta de doenças transmissíveis (tifo, disenteria e cólera) e infecções do que por ferimentos fatais.

Os soldados eram malcuidados, medicamentos e outros itens essenciais eram escassos, a higiene era negligenciada e as infecções eram galopantes. Nightingale descobriu que não havia roupa de cama limpa; as roupas dos soldados estavam infestadas de insetos, piolhos e pulgas; os pisos, paredes e tetos estavam imundos; e ratos se escondiam debaixo das camas.  (Elizabeeth Dree e Mary E. Garofalo)

ilustração de época retratando florence nightingale e outras enfermeiras atendendo soldados feridos em leitos improvisados durante a guerra da crimeia. o ambiente é escuro, com múltiplas camas próximas, e florence aparece ao centro segurando uma tigela.

Ao encontrar esse cenário, Florence logo tomou medidas para estabelecer um ambiente mais adequado aos cuidados, à recgravura retratando florence nightingale ao centro, revisando documentos com um médico, dentro de um hospital militar. ao fundo, pacientes repousam em camas alinhadas em uma enfermaria organizada, representando as reformas promovidas por ela na assistência hospitalar.uperação e à vida. Sua primeira preocupação foi a higienização: ela organizou faxinas, exigiu a drenagem de esgoto e eliminou resíduos acumulados. O próximo passo foi introduzir uma prática que hoje é fundamental na área da saúde: lavar as mãos regularmente. Em seguida, as enfermeiras estruturam uma reforma para melhorar fatores como ventilação e iluminação, além de uma cozinha funcional, apta a auxiliar o cuidado com terapia nutricional.   

Graças a essas iniciativas, a taxa de mortalidade caiu para 2%. Dado que foi alcançado graças ao cuidado da enfermeira em registrar os acontecimentos e registrar estatísticas em gráficos (como o Diagrama de Roseta) para provar o impacto de suas ações. Esse trabalho é categorizado como pioneiro em epidemiologia aplicada.

Outra inovação eIlustração de Florence Nightingale caminhando à noite com uma lanterna entre leitos, representando seu apelido “Dama do Lampião” e sua dedicação aos feridos durante a Guerra da Crimeia.m saúde que Florence comandou foi o cuidado constante. Ela circulava entre os feridos durante o dia ou durante a noite, cuidando e confortando física ou emocionalmente,então o apelido de “Dama do Lampião”. Apesar de todo seu cuidado, ela contraiu Tifo no hospital de campanha e não pode mais atuar na clínica, contudo isso não a impediu de continuar revolucionando a área. 

Seu trabalho nesse período conquistou mais do que apelidos. Com seu Florence Nightingale sentada ao centro, rodeada por alunas enfermeiras em trajes da época, no pátio do Hospital St. Thomas, em Londres, onde fundou a primeira escola laica de enfermagem do mundo, em 1860.sucesso, ela ganhou manchetes em jornais britânicos e se tornou uma heroína. Após a guerra, o reconhecimento que ganhou lhe permitiu influenciar reformas estruturais no ambiente hospitalar de forma geral. Em 1860, ela fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, primeira instituição laica de enfermagem do mundo. 

Ela faleceEstátua de Florence Nightingale segurando uma lanterna, instalada em espaço público, representando seu legado como fundadora da enfermagem moderna e seu trabalho humanitário durante a Guerra da Crimeia.u aos 90 anos, depois de trabalhar com reforma social durante a maior parte da vida. O modelo que criou na Guerra da Crimeia deu origem à enfermagem moderna e formalizou a profissão da enfermagem. 

E foi em homenagem ao dia do seu nascimento que, em 1938, Getúlio Vargas institui o decreto nº 2.956 de 10 de agosto que celebra o dia 12 de maio como Dia Nacional do Enfermeiro. 36 anos depois, esse legado ganhou visibilidade mundial quando o Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) escolheu o mesmo dia para oficializar o Dia Internacional da Enfermagem e agradecer ao trabalho fundamental que os enfermeiros exercem.

Cronograma da Semana de Enfermagem da Pós EAD São Camilo I 2025

Ao longo dos anos, o legado de Florence Nightingale se tornou cada vez mais forte. Hoje, a profissão da enfermagem ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de valorização e reconhecimento, mas agora é uma área acadêmica que exige não apenas formação e dedicação, mas também preparo contínuo. 

Com o desenvolvimento da medicina e  de recursos farmacêuticos e tecnológicos, os desafios clínicos mudaram: higiene já não é mais a principal causa de mortalidade, enquanto uma graduação já não é mais suficiente para cuidar ou para crescer na carreira. A especialização ganhou importância tanto para oferecer a melhor assistência quanto para galgar oportunidades profissionais na área.

Com a trajetória secular desta área fundamental à saúde, a Pós EAD São Camilo reuniu especialistas, professores e profissionais da enfermagem para desenvolver uma programação que não vai apenas homenagear essa vocação, mas também impulsionar carreiras:

🩺 12/05 — Abertura oficial da Semana da Enfermagem.
📘 13/05 — E-book exclusivo “Casos clínicos da Enfermagem: estudo para aplicações práticas em sistematização e cuidados paliativos”.

👶 14/05 — Bate-papo sobre Enfermagem em Pediatria e Neonatologia.

🎓 15/05 — Roda de Conversa sobre especializações em Enfermagem.
🎁 16/05 — Bônus de encerramento.

 

Bate papo sobre Enfermagem em Pediatria e neonatologia com Ma. Elizabete Lara e Ma. Virgília Borel Fumian Gomes. Evento é parte da Semana de Enfermagem da Pós EAD São Camilo e acontece no dia 14 de maio, às 19h. Roda de conversas sobre especializações em enfermagem. Com Drª. Ma. Alexandra Daniela Costa Marion, Drª. Ma. Graziani Izidoro Ferreira e Mestranda Patricia Silva de Figueiredo. Evento é parte da Semana de Enfermagem da Pós EAD São Camilo e acontece no dia 15 de maio, às 19h.

 

Conclusão

O que hoje conhecemos como Enfermagem é o resultado de uma luta histórica por reconhecimento e pela promoção de bases essenciais da saúde. Da higiene à importância do ar puro, práticas que hoje são o básico só existem porque uma enfermeira lutou por elas. 

Atualmente, há mais enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem do que médicos no mundo. Esses profissionais atuam 24 horas no cuidado em saúde: administram medicamentos, acompanham os pacientes, avaliam casos clínicos e muitas vezes são os responsáveis por identificar riscos. Sem ele, não existiria saúde. 

Ao olharmos para o presente e almejarmos um futuro com mais valorização, segurança e reconhecimento, duas necessidades se destacam: transformar essa luta em um monumento e apoiar os profissionais com formação e crescimento de carreira. Esse é o objetivo da Semana da Enfermagem da Pós EAD São Camilo 2025. Conecte-se com profissionais experientes, acesse conteúdos exclusivos e descubra qual o próximo passo na sua carreira. Inscreva-se agora.

O Panda - mascote da São Camilo - acena para o leitor, chamando para falar com  nossos atendentes e conhecer nossos cursos de pós-graduação EAD

Compartilhe essa notícia