A saúde da mulher necessita de cuidados cotidianos, como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar, além de visitas periódicas aos profissionais de saúde. Isso porque o corpo feminino sofre diversas mudanças físicas e hormonais durante a vida, tendo, dessa forma, mais dificuldades de adaptação a diferentes fases, em comparação com os homens.

Somado às demais responsabilidades e preocupações da mulher, isso faz sua carga de estresse ser bem alta. Por conta disso, disfunções hormonais ocorrem e outros problemas relacionados ao estresse contribuem para afetar a saúde da mulher. Tudo isso demanda uma atenção maior à saúde da mulher, tanto física quanto mental.

A cada etapa da vida de uma mulher, existem precauções a serem tomadas. Duas das mais importantes alteram o funcionamento do seu corpo e exigem novos hábitos de cuidados com seu bem-estar: a primeira menstruação, por um lado, e a interrupção da menstruação, conhecida como menopausa, por outro. Um dos cuidados que auxiliam na manutenção da qualidade de vida da mulher são os exercícios físicos, os quais trazem resultados positivos a curto e a longo prazo, independentemente do período em que a mulher se encontra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas adotem níveis adequados de atividade física ao longo de toda a vida. O ideal seria que as pessoas realizassem pelo menos duas horas e meia por semana de atividade física moderada, ou uma hora e vinte minutos por semana de atividade física intensa.

 

Os exercícios podem ser feitos de forma contínua ou em sessões de, no mínimo, 10 minutos de duração. “É de grande importância que as mulheres se mostrem vigilantes sobre a própria saúde, identificando precocemente hábitos nocivos, sintomas físicos e psíquicos e aderindo a hábitos saudáveis”, destaca o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde (DAPES/SAS).
 

Você se interessou pelo assunto? Então conheça o curso de pós-graduação a distância em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher, oferecido pela São Camilo. Nesse curso de especialização, os alunos são introduzidos a temas como psicologia, nutrição, treinamentos personalizados, técnicas de relaxamento, ritmos e expressão corporal, e muitas outras disciplinas. Aproveite a oportunidade e inscreva-se já!
 


Fonte:
http://www.saude.mg.gov.br/saudedamulher
https://www.rcamposcomvoce.com.br/saude-da-mulher/
https://www.materdei.com.br/prevencao-e-cuidados/check-up-feminino-undefined-prevencao-e-cuidado-para-a-vida-da-mulher
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53244-10-cuidados-primordiais-para-a-saude-da-mulher

 

Compartilhe essa notícia