Concluir um curso de graduação é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento da carreira profissional e acadêmica. Embora haja uma sensação de alívio ao final do curso, é comum o aluno se questionar: “Terminei a graduação; o que eu faço agora?”.
 
Até porque, em geral, o final de um curso de graduação é o início de uma carreira em determinada área. Se esse questionamento está passando pela sua cabeça, fique conosco, pois vamos dar algumas dicas para ajudar você.

O que fazer depois da faculdade? Confira 4 dicas 

1. Cursos livres gratuitos

Cursos livres fazem parte da Educação Profissional e são uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com o objetivo de preparar os profissionais para o exercício das atividades de trabalho.
 
Com um curso livre, você investe em capacitação!
 
Por isso, após o término na graduação, pode ser importante realizar alguns cursos livres, dando ênfase às disciplinas específicas nas quais você percebe que necessita de aprofundamento ou, até mesmo, como forma de decidir qual pós-graduação cursar na sua área de atuação.

2. Pós-graduação a distância

Como mencionado anteriormente, realizar uma pós-graduação é uma etapa importante para depois da graduação. Entre as razões da importância da pós-graduação EAD, podemos citar:
 
• Destaque profissional e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
• Networking especializado. 
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Aulas gravadas: assim, você molda seus horários de estudo. 
• Possibilidade de interação em fóruns. 
• Ótima relação custo-benefício.
• Corpo docente qualificado e com experiência de mercado. 
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Além disso, uma pesquisa publicada pelo G1 demonstra que profissionais pós-graduados ganham até 118% mais que profissionais que só possuem graduação completa.
 
Assim, logo após a graduação, é de extrema importância investir em uma pós-graduação. Esse é o outro passo para alavancar sua carreira. 
 
Leia mais:

3. Intercâmbio

Trabalhar, fazer voluntariado ou um curso de línguas fora do país são ótimas opções para os recém-graduados. Essa é uma chance para os profissionais que desejam se aprofundar em culturas e línguas diferentes, o que é vantajoso para enriquecimento pessoal e do seu currículo.

4. Programas trainees

Muitas empresas lançam programas trainees em busca de novos talentos. Trata-se de uma das formas mais promissoras de se lançar na carreira. 
 
De acordo com a revista Exame, as empresas chegam a pagar um salário de R$ 6.300 para trainees, dependendo da área e da empresa.
De todo modo, concorrer por cargos trainees pode ser uma boa opção para depois da faculdade.
 
Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais. 
 
 

Compartilhe essa notícia