O HIV, vírus da imunodeficiência humana, é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. 

Para ampliar o tratamento do HIV, o Ministério da Saúde concluiu a distribuição de 5,6 milhões de unidades de uma combinação de dois medicamentos para pacientes com HIV ou AIDS: os antirretrovirais dolutegravir 50mg e lamivudina 300mg.

Com essa nova opção terapêutica disponível, a expectativa é que seja possível controlar a carga viral dos pacientes de forma mais eficaz.

Qual é o novo tratamento do HIV e como ele funciona?

Anteriormente, o tratamento do HIV era feito através da junção de diferentes medicamentos que visavam suprimir o vírus e retardar sua progressão.

O novo medicamento do HIV, no entanto, necessita de apenas uma única dose diária e pode ser ingerido em jejum. 

Ele se baseia na combinação de duas drogas, dolutegravir 50mg e lamivudina 300mg, que pertencem à classe dos antirretrovirais e atuam bloqueando a replicação do HIV no organismo. 

O dolutegravir é um inibidor de integrase, enquanto a lamivudina é um inibidor da transcriptase reversa. A combinação desses dois medicamentos demonstrou ser altamente eficaz no controle da carga viral e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Quais são os benefícios do novo medicamento para o HIV?

O tratamento oferece uma série de benefícios para os pacientes com HIV, incluindo controle da replicação do vírus e redução eficaz dos efeitos colaterais comuns associados a tratamentos antirretrovirais anteriores. 

Além disso, estudos clínicos demonstraram que a combinação de dolutegravir e lamivudina é capaz de suprimir a carga viral de forma mais eficiente do que outras opções de tratamento atualmente disponíveis. 

Isso é extremamente importante, pois o controle da carga viral é fundamental para retardar a progressão da doença e prevenir complicações relacionadas à AIDS.

Quais são os critérios para adesão do novo tratamento do HIV?

Em decorrência da disponibilidade do novo remédio do HIV, a transição do uso da terapia de dois comprimidos para a de apenas um deve ser realizada de maneira gradual e constante, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

  • Pessoas com idade de 50 anos ou mais;
  • Cumprimento regular da adesão ao tratamento;
  • Apresentação de carga viral inferior a 50 cópias no exame mais recente;
  • Ter iniciado a terapia de dois medicamentos até 30 de novembro de 2023.

Quais são os efeitos colaterais do dolutegravir + lamivudina?

Como qualquer medicamento, o dolutegravir 50mg e a lamivudina 300mg podem apresentar efeitos colaterais em alguns pacientes. 

No entanto, estudos clínicos têm mostrado que esses efeitos são geralmente leves e transitórios. Os efeitos colaterais mais comuns incluem cefaléia, insônia, náusea, diarréia e tontura. 

É fundamental que os pacientes sigam as orientações médicas e tomem a medicação conforme prescrito. A adesão ao tratamento é essencial para garantir a eficácia dos medicamentos e controlar a replicação do HIV.

Como isso impacta os profissionais de saúde?

O crescimento contínuo do setor de saúde, aliado aos avanços tecnológicos, abre novas e promissoras oportunidades para os profissionais dessa área.

Contudo, para enfrentar e adaptar-se às transformações, é essencial buscar especialização e aprofundamento de conhecimentos.

Com o objetivo de capacitá-lo a se destacar no competitivo mercado de trabalho e tornar-se um profissional mais confiante, a Pós EAD São Camilo disponibiliza uma variedade de cursos de pós-graduação na área da saúde

Assegure sua vaga agora mesmo!

 

REFERÊNCIAS 
Gomes, L. Ministerio da Saude distribui novo medicamento que facilita tratamento do HIV, mas migracao para terapia sera gradual; entenda. G1 Globo. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/01/09/ministerio-da-saude-distribui-novo-medicamento-que-facilita-tratamento-do-hiv-mas-migracao-para-terapia-sera-gradual-entenda.ghtml Acesso em: 21 fev. de 2024.

Compartilhe essa notícia