O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta as funções cognitivas e compromete diversas atividades diárias.
 
Segundo dados da OMS, a estimativa é de que existam no mundo 35,6 milhões de pessoas com doença de Alzheimer. A projeção é de que até 2030 esse número dobre, e até 2050 triplique. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer. 
 
Para prevenir essa doença degenerativa, existem algumas medidas que são indicadas por profissionais da saúde.

Veja as cinco medidas para prevenir o Alzheimer:

1. Exercícios físicos periódicos

De acordo com pesquisas, realizar pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente pode diminuir em até 50% as chances de desenvolver o Alzheimer e outras doenças caracterizadas como demência. 
 
Você pode investir em ginástica multifuncional, natação, dança, ciclismo ou praticar jogos de equipe. Todo exercício físico é válido para a prevenção do Alzheimer, desde que seja acompanhado por profissionais da saúde.

2. Adotar uma dieta nutritiva

Com pequenos ajustes na dieta do dia a dia, é possível manter uma alimentação balanceada e nutritiva, que ajude no combate ao Alzheimer. 
 
Por exemplo, ingerir mais fontes de ômega 3, como peixes, nozes, sementes de chia e de linhaça, é uma ótima maneira de incrementar uma dieta nutricional voltada à prevenção da doença. 
 
Você também pode se interessar por:

3. Dormir 8 horas por dia

Manter o sono bem regulado, preservando 8 horas diárias de sono, é essencial para equilibrar as emoções e regular o funcionamento do cérebro, aumentando, assim, a capacidade de memória e prevenindo o surgimento de demências. 

4. Manter a mente ativa

Exercitar a mente e mantê-la ativa é uma ótima forma de fazer com que os neurônios estabeleçam mais conexões. Vale estudar, ler, jogar xadrez, fazer palavras cruzadas, aprender algo novo, entre outras possibilidades. 

5. Controlar a pressão arterial

Pesquisas apontam que a pressão arterial está relacionada com o surgimento da doença de Alzheimer, ou seja, pacientes com hipertensão devem ter uma atenção  maior em relação ao acompanhamento médico para controlar a pressão arterial. 

Como a Enfermagem em Neurologia ajuda no combate ao Alzheimer?

Os enfermeiros são parte essencial da equipe multidisciplinar de saúde que cuida dos pacientes diagnosticados com a doença de Alzheimer, nas mais diversas etapas, desde a prevenção até o tratamento.
 
Entre as abordagens do enfermeiro especializado, podemos destacar:
 
• Participação em ações de conscientização sobre o Alzheimer.
• Auxílio nas etapas referentes a diagnóstico, exames e consultas.
• Orientação dos familiares do paciente, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações sobre os cuidados que devem ser tomados. 
• Intervenções para o tratamento do Alzheimer seguindo as orientações médicas.
• Atenção e cuidado humanizado com os pacientes, principalmente os idosos que apresentam a doença.
• Outras ações necessárias. 
 
Por conta da especificidade da doença, assim como em outras doenças neurológicas, o profissional enfermeiro especializado em Neurologia é um dos mais capacitados para tratar pessoas com Alzheimer.

Compartilhe essa notícia