Comunicação interativa é uma poderosa aliada na produção de conteúdo, justamente porque proporciona maior engajamento e encantamento dos consumidores. Quer saber mais sobre a comunicação interativa? Então, essa é a leitura certa para você.

O que é comunicação interativa?

Comunicação interativa é uma tendência que nasceu e se fortalece com as tecnologias digitais, que proporciona uma experiência mais completa, dinâmica e personalizada para os usuários e leitores.

Assim, a comunicação interativa é uma ferramenta, utilizada nas áreas de Comunicação e Marketing, com foco na produção de conteúdo significativo e interativo, para melhorar a experiência dos consumidores.

Existem diversas vantagens em adotar e investir em comunicação interativa, principalmente, nos dias de hoje, em que a conectividade, a inovação e a interatividade se encontram no centro das mudanças.

Vantagens da comunicação interativa

• Informações personalizadas.

• Feedback em tempo real.

• Promove o envolvimento e o engajamento.

• Fidelização dos públicos.

Você também pode gostar de:

Qual é a importância da comunicação interativa?

Os conteúdos interativos são grandes tendências e apostas para agregar valor aos materiais que são disponibilizados aos consumidores. Justamente porque a interatividade é que pode diferenciar seu conteúdo em meio a tantas produções.

Longe de anular as outras formas de produção de conteúdo, a comunicação interativa chega para agregar à área, ou seja, ela representa uma ferramenta a mais entre as outras opções para complementar as estratégias de Comunicação e de Marketing.

Comunicação interativa na prática

Existem diversas maneiras de colocar a comunicação interativa em prática. Entre as possibilidades, podemos citar: 

Quizzes interativos: é um material em que as pessoas podem responder algumas perguntas e, ao final, consegue chegar a um resultado. Esse tipo de conteúdo interativo é amplamente divulgado nas redes sociais digitais.

Testes: os testes, muito parecidos com os quizzes, podem ser feitos de diversas formas: testes de personalidade, de conhecimentos, entre outros, e são formas eficazes de engajar os públicos pela interatividade.

Landing page: também conhecida como página de aterrissagem ou página de conversão, é uma página que contém informações e elementos necessários para a conversão de um lead, oportunidade ou cliente. 

E-books: também conhecidos como livros digitais, os e-books são uma fonte de informação rica de certo assunto que possa interessar aos seus públicos, e, por isso, classificam-se como um bom exemplo de conteúdo interativo.

Jogos: a gamificação está em alta, muitas organizações e especialistas já apostaram nos jogos como forma de engajamento e de envolvimento, justamente por conta de sua dinamicidade e de sua capacidade de prender a atenção.

Infográficos: os infográficos são conteúdos informativos, interativos e explicativos, que unem elementos gráficos e conceitos escritos. Infografias costumam ter textos, ilustrações, gráficos, sons, ícones e outros tipos de mídia em sua produção.

Entre tantos aspectos positivos da comunicação interativa, podemos perceber que ela envolve conceitos de Marketing e Comunicação, sobretudo, de Jornalismo Digital. E são essas áreas que podem se beneficiar dessa ferramenta importante nos dias atuais. 

pós em jornalismo digital

Compartilhe essa notícia