Com a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, com a retomada das atividades, muitas precauções são necessárias para o dia a dia: uso de máscaras e de álcool em gel, aferição da temperatura e marcações de distanciamento social são uma realidade.
 
Segundo especialistas, a maior forma de contágio pelo coronavírus é por conta da alta concentração de vírus em locais fechados. Os vírus são espalhados por microgotículas no ar quando conversamos, tossimos ou espirramos. 
 
Essas microgotículas são imperceptíveis a olho nu, porém, ficam depositados no ar. Para evitar essa concentração, a melhor medida é a ventilação dos espaços. Lugares fechados, então, são os piores inimigos em meio à pandemia. 
 
Além disso, continuar com as outras medidas de proteção também é essencial para a segurança. Então, a máscara, o distanciamento social e a higienização constante das mãos ainda são essenciais.
 
Seguindo todos esses protocolos de segurança, é possível, sim, voltar aos almoços por quilo e aos cafés da manhã self-service. Para ajudar nessas orientações, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estabeleceu protocolos para garantir a segurança de todos os que vierem a frequentar bares e restaurantes e durante a pandemia de Covid-19.
 
Você também pode gostar de:

Os protocolos de segurança nos restaurantes

Segundo a Abrasel, os protocolos de segurança nos restaurantes são os seguintes:
 
• Colocar álcool em gel na entrada e nos locais onde ficam os talheres e pratos, e disponibilizar luvas descartáveis.
• Usar máscara o tempo todo e retirá-la somente para realizar a refeição.
• Manter um funcionário no local do buffet para orientar os clientes.
• Colocar marcações no chão com distanciamento social entre os clientes na fila do buffet e do caixa.
• Deixar as mesas mais distantes umas das outras – isso também reduz o número de pessoas dentro do local.
 
Além disso, é essencial manter janelas abertas o tempo todo, para que o ar circule e, assim, haja menos chances de contágio. 

Conheça a Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos

O mercado da alimentação tem mostrado um grande crescimento nos últimos 10 anos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em 2020, o faturamento da indústria brasileira de alimentos teve um aumento de 12,8%, alcançando R$ 789,2 bilhões. Além disso, nesse complicado período de enfrentamento da Covid-19, fica evidenciada a necessidade de profissionais qualificados e preparados para atuar na área de controle sanitário de alimentos.
 
Por isso, os profissionais devem reciclar seus conhecimentos de tempos em tempos, para que, assim, estejam atualizados com as novidades do mercado alimentício. Um bom caminho para isso é a realização de um curso de Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.
 
Neste curso de pós a distância, são abordados assuntos como: legislações sanitárias, ferramentas na gestão da segurança de alimentos, análises microbiológicas e suas interpretações,  importância da rotulagem de alimentos para a segurança alimentar, entre outros.
 
Então, se o seu objetivo é ser um profissional efetivamente preparado para trabalhar no mercado de alimentos, seja nas indústrias de alimentos, em serviços de alimentação ou em empresas de distribuição de alimentos, invista já em uma Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.
 
 

Compartilhe essa notícia