O controle de qualidade na indústria de alimentos está cada vez mais em evidência, dado o crescimento do mercado alimentício e sua importância no contexto da vigilância sanitária e qualidade de alimentos em tempos de pandemia de Covid-19.
 
Por isso, vamos trazer um pouco sobre essa temática, explorando o que é, qual a importância e as vantagens e os benefícios do controle de qualidade de alimentos, uma área tão importante da vigilância sanitária.
 
Quer ficar por dentro de tudo que envolve essa atividade? Então, boa leitura!

O que é controle de qualidade na indústria de alimentos?

O alimento seguro, do ponto de vista higiênico-sanitário, deve ser a prioridade em todos os pontos da cadeia de produção alimentícia, aliado ao cumprimento de todas as especificidades da legislação sanitária.
 
Para garantir a qualidade na indústria alimentícia, alguns pontos devem ser observados pelos profissionais envolvidos no controle de qualidade, com o objetivo de controlar os perigos e os  procedimentos padronizados de higiene, saúde e prevenção.
 
Assim, o controle de qualidade de alimentos é a área responsável pela implementação de medidas de controle e mensuração da qualidade dos serviços e produtos da indústria alimentícia, assegurando e certificando que esta cumpre todas as exigências e necessidades do mercado.
 
Você também pode gostar de:

Qual é a importância do controle de qualidade na indústria de alimentos?

O conhecimento em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos permite interferir na produção de alimentos de maneira a eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população. Além disso, é importante por colaborar para a adequada apresentação dos produtos aos consumidores através do atendimento às recomendações da Anvisa em relação às embalagens e rotulagens adequadas a cada alimento produzido.

Os benefícios do controle de qualidade

De acordo com artigo no blog da Consistem, são estes os benefícios da implementação do controle de qualidade de alimentos, com a utilização de softwares, por exemplo, o ERP:
 
• clientes satisfeitos;
• padronização na gestão da organização;
• preservação da qualidade dos alimentos;
• integração de todos os departamentos;
• garantia da segurança alimentar por meio da análise dos produtos;
• comunicação em tempo real com todos os envolvidos;
• extinção de perdas desnecessárias, evitando que os alimentos estraguem, tenham o prazo de validade expirado ou que os produtos e matérias-primas fiquem arruinados;
• maior lucratividade;
• mais agilidade na produção.

Conheça a Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos

A pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos destina-se a graduados em Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina, Engenharia de Alimentos e áreas afins.
 
Essa especialização a distância tem o objetivo de capacitar o profissional para atuar com a produção de alimentos seguros, por meio da promoção de mudanças e inovações, com o aparato das legislações e questões nutricionais para benefício da saúde humana.
 
Para isso, a pós aborda assuntos como: legislações sanitárias, ferramentas na gestão da segurança de alimentos, análises microbiológicas e suas interpretações, importância da rotulagem de alimentos para a segurança alimentar, entre outros.
 

Compartilhe essa notícia