O foco dos profissionais de Educação Física é auxiliar as pessoas na conquista do bem-estar. Quando falamos de grupos especiais no meio de uma pandemia, a importância desses profissionais é duplicada. Então, falaremos sobre a importância das atividades físicas para os grupos especiais e, ainda, alguns cuidados a serem tomados durante o verão.

O que são grupos especiais?

Grupos Especiais são aqueles compostos por pessoas que apresentam alguma condição de saúde, irreversível ou não, que possa interferir diretamente na prática dos exercícios físicos, ou, ainda, que necessitam de um acompanhamento ou cuidado específico. 
 
São exemplos de Grupos Especiais: idosos, crianças, pessoas em situação de obesidade, cardiopatas, hipertensos, diabéticos e pessoas com algum tipo de câncer.
 
Existem algumas formas de classificar e realizar o agrupamento, uma das quais é de acordo com os riscos ao praticar exercício físico. Essa classificação é proposta pelo professor Paulo Sena, da Universidade de Vigo (Espanha), em que são categorizados três subgrupos:
 
1. Aparentemente saudáveis.
2. Risco aumentado.
3. Doença diagnosticada.

Benefícios da prática de atividades físicas para grupos especiais

Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, as atividades físicas oferecem diversos benefícios para a saúde, como:
• Melhoram a circulação.
• Proporcionam menor risco de doenças do coração.
• Proporcionam redução e controle do diabetes.
• Ajudam no controle do peso.
• Reduzem o risco de pressão alta (hipertensão arterial).
• Mantêm ossos, articulações e músculos saudáveis.
• Promovem bem-estar físico e mental.
 
Você também pode gostar de:
 

Cuidados ao se exercitar no verão

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas classificadas na terceira idade (60 anos ou mais), e esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos, o que nos mostra o potencial desse grupo especial para iniciar a prática de atividades físicas com o fim de aumentar a longevidade e a saúde.
 
Apesar de a prática de exercícios físicos supervisionados por um profissional ser encorajada, especialmente no verão, devemos tomar certos cuidados, em particular com as pessoas pertencentes aos grupos especiais. 

Confira 6 dicas de como se cuidar nos dias quentes ao praticar exercícios físicos:

1. Hidratação

Em dias mais quentes e, ainda, que necessitam de esforço físico, o cuidado com a hidratação é indispensável e deve ser redobrado. Por isso, beba muita água, hidrate as vias respiratórias e prefira alimentos que ajudam na hidratação, entre outras ações.

2. Alongamento

Mesmo com as temperaturas altas, o aquecimento e o alongamento são indispensáveis para evitar lesões durante a prática de exercícios físicos. Dessa forma, é importante realizar essas duas etapas seguindo o que foi prescrito pelo personal trainer ou pelo profissional de Educação Física que esteja acompanhando os treinos.

3. Atente aos horários para as práticas

Durante o verão, prefira realizar a prática de exercícios físicos antes das 10h e após as 17h, principalmente se for se exercitar ao ar livre. Essa medida evita os horários em que as temperaturas estão mais elevadas e, portanto, podem ser mais prejudiciais à nossa saúde.

4. Proteja-se do sol

Não abra mão de bons protetores solares para o rosto e para o corpo, como forma de proteção de raios UV (ultravioleta), que podem ser um tanto prejudiciais para a saúde e ocasionar doenças e queimaduras. 

5. Utilize roupas específicas

Quando o calor é intenso, as melhores roupas para os exercícios são aquelas mais leves e que ajudam o corpo no processo de transpiração e de resfriamento. 

6. Cuidado com o distanciamento social

Como, infelizmente, ainda não estamos livres do risco de contrair e disseminar o novo coronavírus, vamos tomar cuidado e evitar aglomerações. Por isso, escolha lugares preferencialmente abertos e que permitam o distanciamento social.
 
As autoridades de saúde do mundo todo vêm alertando a população sobre as formas de prevenção e de combate à Covid-19, e uma das mais eficazes é o distanciamento social.
 
E lembre-se: a máscara é item de extrema importância!
 
pós-graduação a distância educacao fisica

Compartilhe essa notícia