O gerenciamento de investimentos é o ramo da gestão que trata das principais ferramentas e oportunidades de investimentos no Brasil, que não são poucas. Venha descobrir quais as possibilidades de investimento.

Onde investir?

Existe uma variedade de produtos de investimentos que se adequam melhor de acordo com os objetivos e os perfis do aplicador. 

Podemos destacar as seguintes possibilidades de investimento:

Tesouro direto 

O tesouro direto é caracterizado como renda fixa, ou seja, a rentabilidade segue certas regras. Assim, é uma alternativa para que pessoas físicas (PF) possam comprar títulos públicos federais. Existem três títulos públicos à venda, que possibilitam rentabilidades diferentes: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA.

CDB

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) também são aplicações de renda fixa. Enquanto o tesouro direto trabalha com títulos públicos, o CDB trabalha com títulos privados, emitidos por bancos, e essa é a principal diferença entre os dois. 

LCI e LCA

Ainda falando de renda fixa, existem as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), que são emitidas por bancos e direcionadas aos setores imobiliário e agrícola, respectivamente. 

Essas aplicações são isentas de Imposto de Renda, o que as faz ter um rendimento líquido maior que o dos CDBs e do Tesouro Selic, por exemplo.

Ações

Popularmente conhecidas, as ações fazem parte da renda variável, e isso quer dizer que elas podem ganhar ou perder valor. Assim, aplicar em ações é mais arriscado do que concentrar investimentos em CDBs e no Tesouro Direto, por exemplo.

Fundos de Investimento

Fundos de investimentos são aplicações coletivas, em que um grupo de pessoas aplicam o dinheiro e, por meio de um gestor, escolhem como esse dinheiro deverá ser aplicado. 

 
Você também pode gostar de:
 

Como investir dinheiro?

Como vimos, escolher o melhor tipo de aplicação e investimento depende muito dos objetivos e perfis daquele que aplica o dinheiro. 

Investimentos são uma ciência complexa que requer estudos em áreas como economia, finanças e gestão, entre outras. Por isso, sempre que se pensar em investir capital, é preciso o auxílio de profissionais capacitados na área.

Conheça a Pós em MBA em Gestão de Investimentos

O curso de MBA em Gestão de Investimentos é uma pós-graduação EAD (a distância) que se propõe a aprofundar os conhecimentos do universo do mercado financeiro e de investimentos. Para isso, são abordados assuntos referentes às principais ferramentas e oportunidades de investimento em renda fixa, renda variável e derivativos.

Entre os conteúdos abordados durante o curso estão: economia e finanças para gestores; mercado de renda fixa; fundos de investimento e previdência; títulos públicos e crédito privado.

Com essas disciplinas, o profissional sai da pós EAD preparado para atuar, em nível operacional e gerencial, no mapeamento, na análise e na operação de investimentos nos mercados financeiro e de capitais. 

 
 

Compartilhe essa notícia