A expectativa de vida vem aumentando cada vez mais nos últimos tempos, e fatores como o avanço da tecnologia e a preocupação com a busca de um estilo de vida mais saudável podem explicar esse fenômeno. 
 
De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é, em média, de 76,6 anos. Entre os homens, a expectativa é de 73,1 anos; já entre as mulheres, de 80,1 anos. 
 
Entre os fatores que colaboram para esse aumento estão os avanços tecnológicos nas áreas da medicina e da farmácia, possibilitando remédios, vacinas, tratamentos e métodos de prevenção mais eficazes e a diminuição da taxa de mortalidade infantil.
 
De todo modo, para que a expectativa de vida dos brasileiros cresça ainda mais, a atenção à saúde deve alcançar a todos, sem distinção, fornecendo medicamentos, tratamentos e programas de prevenção com maior acessibilidade e facilidade. Para isso, a saúde pública no Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. 
 
Existe um modo para cada um de nós conseguir atingir a longevidade com saúde física e mental. A ideia principal é a manutenção de uma rotina com hábitos mais saudáveis.
 
Você também pode gostar de:

4 maneiras de alcançar a longevidade

1. Alimentação saudável e balanceada

Essencialmente, uma dieta balanceada melhora a saúde, o bem-estar e provoca um aumento de energia. Daí a importância de ingerir todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo.
 
Consumir um pouco de todos os alimentos presentes na pirâmide alimentar pode ajudar a garantir todas as vitaminas, minerais e fibras. 
 
Além disso, consultar um nutricionista especializado é de extrema importância para conseguir atingir uma dieta saudável e balanceada.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de atividade física também ajuda na preservação da saúde física e mental, principalmente quando aliada com uma alimentação balanceada. 
 
Nesse quesito, o acompanhamento de um profissional de Educação Física é essencial para direcionar melhor os treinamentos que mais se encaixam no perfil e nos objetivos de cada um.

3. Faça check-ups periodicamente 

Consulte-se periodicamente com médicos generalistas e especialistas, e procure realizar todos os exames necessários para uma checagem geral. Assim, você fica sabendo se está tudo bem com seu corpo e, ainda, que pontos requerem mais atenção voltada à prevenção.
 
Além disso, a bateria de exames e o acompanhamento do médico vão ajudar a descobrir doenças de forma precoce e, assim, tratá-las o quanto antes.

4. Abandone maus hábitos

Deixar de lado hábitos prejudiciais à saúde, como parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas em excesso, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias, cânceres e outras doenças. 
 
pós ead em saúde
 
 

Compartilhe essa notícia