Aplicar métodos ágeis na gestão de uma empresa ou de um projeto específico pode ser uma medida necessária para alcançar um alto desempenho e entregas mais rápidas. Mas, será que a agilidade organizacional está indo bem na sua empresa? Como saber se o método ágil está funcionando?
 
Essas são as questões que pretendemos abordar para ajudar você a mensurar e avaliar a agilidade organizacional na sua empresa. Antes, vamos relembrar o que é abordagem ágil, com o Prof. Kleber Ramos. 
 
“Na abordagem ágil, os planos são simplificados por necessidade devido à ausência de requisitos e de um escopo bem definido. Eles são constantemente ajustados, as mudanças são constantes e aceitas, e os riscos envolvem a análise dentro dos pequenos ciclos de entrega sprint”, comenta o Prof. Kleber Ramos, coordenador do curso de Pós-graduação EAD em Gerenciamento de Projetos e do curso de Pós em Gerenciamento Ágil de Projetos da São Camilo.

A importância da avaliação das ações 

As avaliações periódicas ajudam a monitorar os processos gerenciais de uma empresa e, assim, a descobrir o que está certo e o que necessita de melhoria, para que haja mais segurança na execução das estratégias.
 
Por isso, o processo avaliativo, quando se trata do método ágil, é de extrema importância para medir o quanto ele está sendo eficaz ou não, bem como descobrir os pontos que necessitam de melhoria.
 
Você também pode gostar de:

Principais métodos de avaliação da agilidade organizacional

Existem algumas formas e alguns métodos para avaliar a agilidade de uma empresa, com o intuito de verificar o quanto ela é ágil e qual é a eficácia da agilidade.
 
“Podemos avaliar a agilidade organizacional por meio de assessments específicos, que visam questionar as pessoas, os times, os líderes da empresa sobre a conduta, as práticas relacionadas à agilidade, bem como a entrega de valor às partes interessadas”, comenta o Prof. Kleber.
Segundo ele, assessment são processos de coleta de informação. Na prática, é fazer questionários e entrevistas estruturadas sobre um tema específico, no caso da agilidade organizacional.
 
“Podem ser realizadas em forma de formulários, entrevistas, e os dados avaliados podem ser representados em gráficos como os de radar, onde são evidenciados pontos em relação aos benchmarks em agilidade organizacional”, conclui o Prof. Kleber.
Por isso, é recomendável sempre lançar mão de uma dessas formas, a que melhor se encaixar no seu caso, e avaliar periodicamente a agilidade organizacional da sua empresa.
 
Kleber Ramos é consultor, Empreendedor, Professor, Instrutor, Tutor, Conteudista, Gerente de Programas, Gerente de Projetos, Scrum Master, Especialista em Agilidade Organizacional e coordenador do curso de pós Gerenciamento Ágil de Projetos, da Pós-Graduação EAD São Camilo.
 

Compartilhe essa notícia