Ganhe destaque profissional na área da Educação

Postado em 24/02/2021



Ser um profissional da Educação no Brasil envolve uma série de desafios, desde a gestão até a sala de aula. É constante a busca por melhores oportunidades e melhores condições de trabalho, para além dos desafios diários. Venha descobrir uma das maneiras de ganhar destaque na área da Educação. 

Mas, por que a educação é importante? A educação é um direito fundamental garantido por lei, que nos ajuda no desenvolvimento dos indivíduos e, também, do país, englobando os âmbitos social, econômico, tecnológico e cultural. É pela educação que nos preparamos para a vida nos seus variados aspectos, desde o convívio em sociedade, a cidadania até o crescimento profissional. 

 

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil conta com 1,4 milhão de professores só em atividades nas salas de aula do ensino fundamental.

Nesse contexto, são diversos os desafios enfrentados por professores e professoras do Brasil no dia a dia em sala de aula, e, para além disso, existe o desafio de se diferenciar no mercado de trabalho. Uma das maneiras de contornar essa problemática é a educação continuada.

 

A educação continuada consiste na aprendizagem permanente em busca do desenvolvimento profissional, acadêmico e humano, ou seja, não é na graduação e na licenciatura que acabam os estudos. 

 

Estas são algumas opções para continuar os estudos:

- Cursos de extensão universitária: o objetivo dos cursos de extensão é complementar os conhecimentos e ampliar conceitos sobre temas relativos à determinada área, por exemplo, Educação.

- Pós-graduação stricto sensu: esse tipo de pós-graduação remete a cursos de mestrado e doutorado, e é focado na atuação acadêmica. Por sua vez, esses cursos são mais comuns quando o assunto é docência, já que esses títulos são essenciais para lecionar em instituições de ensino superior. 

- Pós-graduação lato sensu: já a pós-graduação lato sensu abrange as especializações e o MBA em Educação, cursos mais voltados para a atuação no mercado de trabalho.


Essa última, por sua vez, pode representar uma grande oportunidade para se aprofundar em determinadas matérias correlatas à área da Educação, ampliando o entendimento em alguns pontos que a graduação não conseguiu abordar de forma extensa. Além disso, existem outros motivos do porquê você deve investir numa especialização.

 

Qual a melhor pós-graduação em Educação?

 

Existem diversas alternativas para os profissionais que desejam se tornar especialistas em Educação. Atualmente, é oferecida uma grande quantidade de opções na área, entre especializações e MBAs. 

Por isso, para decidir qual é o melhor curso de pós em Educação para a sua carreira, primeiro você precisa saber que existem três modalidades de especialização:

 

- Presencial: como o próprio nome diz, a pós presencial tem suas aulas ministradas presencialmente, em uma unidade de ensino superior. 

- Semipresencial: também conhecida como ensino híbrido, a pós semipresencial tem parte das aulas no modelo EAD e alguns encontros presenciais.

- A distância: a modalidade EAD é aquela que é totalmente oferecida a distância, podendo ser realizada em qualquer lugar e em qualquer horário, de acordo com o que for mais conveniente para a sua rotina.

 

Leia: 5 mitos e verdades sobre o EAD (Ensino a Distância)

 

Agora que já conhecemos um pouco de cada modalidade, podemos explorar algumas das opções em especialização e MBA em Educação.

Pós-graduação a distância em Docência do Ensino Superior 

 

Esta é uma pós-graduação focada em qualificar profissionais para a docência no ensino superior, com o oferecimento de instrumental teórico-metodológico para o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação no mercado universitário brasileiro, com ênfase em aspectos humanos de liderança, comunicação e gestão educacional estratégica.

Este curso é voltado a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, principalmente aqueles que atuam ou desejam atuar no ensino superior. 

Entre os assuntos abordados, estão: comunicação educacional, EAD e novas mídias e educação inclusiva na universidade.


Pós-graduação a distância em Filosofia

 

Filosofia é a área do conhecimento focada em refletir sobre política, religião, ética e poder, entre tantas outras temáticas relacionadas à condição humana.

O curso de especialização EAD em Filosofia tem como princípio norteador o aprofundamento na reflexão filosófica e no conhecimento das diversas escolas de filosofia, que servirá como espaço de atualização profissional, mas, também, como local privilegiado para o crescimento humano e intelectual.

Entre os assuntos abordados durante o curso estão: filosofia política, pensamento filosófico clássico e medieval, fundamentos de filosofia da ciência, pensamento filosófico moderno, entre outros.

 

Pós-graduação a distância em Libras e Braile 

 

Este curso de pós EAD tem como principal objetivo investigar a linguagem das pessoas com deficiência visual e auditiva, ou seja, investigar e promover o conhecimento em Libras e Braile.

De fato, para que consigamos chegar a uma comunidade inclusiva, os educadores devem ter conhecimentos que possibilitem uma comunicação direta com as pessoas que utilizam o Braile ou as Libras, por isso, este curso de pós EAD se torna cada vez mais importante.

Entre os assuntos abordados, podemos citar: motricidade e inclusão, o sistema braile e suas implicações, a linguagem dos sinais, políticas linguísticas, entre outros.

 

Pós-graduação a distância em Neuroeducação

 

A Neuroeducação une os estudos em neurociência, pedagogia, ciências cognitivas e psicologia, com a finalidade de proporcionar uma compreensão dos processos cognitivos, fisiológicos e patológicos dos indivíduos em relação à aprendizagem. 

É no âmbito do que é e como aplicar a neuroeducação em sala de aula que transita a pós EAD em Neuroeducação, abordando assuntos como: desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem, processos cognitivos e aprendizagem, educação inclusiva de portadores de transtornos/distúrbios neuropsicológicos, entre outros.

 
 

 

Este curso de pós em MBA é voltado para a complementação e a qualificação em Educação Cognitiva, com ênfase na gestão da aprendizagem mediada, proporcionando o aprimoramento para profissionais que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento do potencial humano. 

Entre os assuntos abordados durante o curso, estão: teoria da atividade e aprendizagem significativa, mediação no ato de ensinar e estudo do potencial cognitivo, entre outros. 

Então, agora que você já sabe sobre as modalidades de especialização e algumas opções de pós-graduação lato sensu em Educação, você pode começar a planejar e investir na educação continuada para se destacar cada vez mais no mercado de trabalho. 

 
 

Compartilhe essa notícia