No meio da educação, a teoria das inteligências múltiplas mudou e ainda muda a forma como a educação é concebida e aplicada. A descoberta das diferentes inteligências revolucionou o mundo do ensino. Quer saber mais sobre cada uma das 7 inteligências e como elas impactam na educação? Então este é o conteúdo certo para você.

7 tipos de inteligência 

1. Inteligência espacial

A inteligência espacial está vinculada com a habilidade de perceber semelhanças em formas espaciais e relacioná-las. Também abarca a facilidade de se orientar no espaço, bem como construir modelos que facilitem a orientação espacial. Esta inteligência é bastante latente em arquitetos, enxadristas e navegadores, por exemplo.

2. Inteligência físico-cinestésica

Cinestesia é uma sensibilidade nos movimentos, um sentido pelo qual percebemos nosso corpo. Dessa forma, essa é a inteligência que diz respeito à habilidade de controlar e usar o corpo todo, ou partes dele, para resolver problemas ou moldar objetos. Atores, atletas, cirurgiões e dançarinos podem ter essa inteligência em evidência. 

3. Inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal é em relação ao outro, ou seja, inclui a habilidade de compreensão e de estabelecer relações com outras pessoas. Em outras palavras, é a habilidade socioemocional. Essa inteligência pode ser preponderante em líderes, professores, profissionais de relações públicas e vendedores, por exemplo. 

Você também pode gostar de:

4. Inteligência intrapessoal

Já a inteligência intrapessoal está relacionada à habilidade aguçada de autoconhecimento e de estar bem consigo mesmo, com alta capacidade de gerir suas emoções, reconhecendo seus limites e suas aspirações. Terapeutas são pessoas que podem ter a inteligência intrapessoal aguçada.

5. Inteligência linguística

A inteligência linguística está relacionada com a capacidade de lidar e desenvolver pensamentos e ideias utilizando a linguagem, escrita ou falada.

6. Inteligência lógico-matemática

A inteligência lógico-matemática é aquela que diz respeito ao raciocínio lógico-dedutivo, relacionando-se com a lógica, a matemática e as ciências. Físicos, matemáticos e advogados, por exemplo, são profissionais que podem ter a inteligência lógico-matemática preponderante. 

7. Inteligência musical

Envolvendo a habilidade de identificar melodias e produzir música, a inteligência musical é a que nos permite organizar os sons, a partir de tons, temas e timbres, por exemplo. Esta habilidade é presente nos musicistas e cantores, por exemplo. 

Como as diferentes inteligências impactam na educação? 

Em função das descobertas envolvendo as inteligências múltiplas, muito estudadas e difundidas por Howard Gardner, as escolas e instituições de Ensino Superior se veem inclinadas a abraçar as diferentes inteligências no processo de ensino-aprendizagem. 

Assim, hoje em dia, a forma de aplicar a teoria das inteligências múltiplas na prática é desenvolver métodos que estimulem as habilidades potenciais dos alunos. 

Por isso, precisamos de profissionais especializados em Educação, capacitados e preparados para estimular e desenvolver as diferentes inteligências e, assim, ajudar a formar cidadãos conscientes de suas habilidades e competências.

Conheça a Pós EAD em Docência do Ensino Superior

Com o objetivo principal de qualificar profissionais para a docência no Ensino Superior, a Pós EAD em Docência do Ensino Superior oferece instrumental teórico-metodológico e vivências para o desenvolvimento profissional em sua atuação no mercado universitário brasileiro, com especial ênfase aos aspectos humanos de liderança, comunicação e gestão educacional estratégica.
 
Essa especialização a distância vem para ajudar os profissionais da Educação (educadores, docentes, professores, pedagogos) a atuarem no Ensino Superior, acompanhando a dinamicidade e rapidez dos avanços científicos e tecnológicos.
 
Por isso, durante este curso de pós são abordados assuntos como: gestão educacional estratégica, liderança e marketing; comunicação educacional; EAD e novas mídias; educação inclusiva na universidade; e modelos de aprendizagem e avaliação, entre outros.
 
Vantagens da Pós EAD em Educação 
• Ampliar conhecimentos específicos em Educação. 
• Ampliar o seu networking (rede de contatos).
• Reconhecimento no mercado de trabalho.
• Aulas 100% online.
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Melhor custo-benefício.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 
pós ead em educação
 
 

Compartilhe essa notícia