No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, data em que a Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN) foi fundada, no Rio de Janeiro, em 1949. Posteriormente, essa associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas, e, hoje em dia, nós a conhecemos como Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
 
Desde então, essa data comemorativa é utilizada para celebrar a importância da atuação dos profissionais de Nutrição. Atualmente, sabemos que os nutricionistas são essenciais para a preservação da saúde, o aumento da qualidade de vida e do bem-estar, o bom desempenho nos esportes e em muitas outras áreas. 
 
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), já existem mais de 140 mil nutricionistas no Brasil, dos quais 73,2% possuem pós-graduação em alguma área específica de Nutrição. 

Então, vamos às três principais áreas de atuação dos profissionais de Nutrição:

Nutrição em Alimentação Coletiva

Ainda segundo dados fornecidos pelo CFN, cerca de 30% dos nutricionistas atuam nessa área. Mas, o que faz um nutricionista que atua com Alimentação Coletiva?
 
Nesse contexto, o nutricionista planeja e controla a qualidade dos alimentos oferecidos para grupos grandes, podendo atuar em indústrias, ambientes escolares, restaurantes comerciais, cozinhas hospitalares e eventos, entre outros. 

Nutrição Clínica

De acordo com o CFN, a nutrição clínica reúne cerca de 30% dos profissionais de Nutrição.
 
Os nutricionistas clínicos são aqueles dedicados a promover a saúde por meio da assistência dietética, realizando diagnósticos nutricionais e, a partir disso, montando um plano adequado para a alimentação dos pacientes. 
 
O nutricionista clínico pode atuar em: instituições públicas ou privadas, atenção nutricional domiciliar, ambulatórios, consultórios e hospitais, entre outros.

Nutrição esportiva

Essa é uma área que relaciona a Nutrição e a Educação Física, com foco em promover um acompanhamento nutricional para atletas e praticantes de exercícios físicos, visando aumentar o desempenho por meio da alimentação.
 
Nesse contexto, o nutricionista pode atuar com atletas de alta performance, equipes de diversas modalidades esportivas, bem como trabalhar em academias, clubes esportivos e centros estéticos, entre outros. 
 

Onde estudar Nutrição? Pós-graduação a distância em Nutrição 

Além das áreas citadas, que também são especializações da área, existem outros cursos de Pós EAD para agregar conhecimento à formação do nutricionista e ajudar no dia a dia de trabalho. 
 
Focada em aperfeiçoar os conhecimentos em bioquímica e fisiologia em nutrição, com foco nos mecanismos metabólicos e fisiológicos da dieta, buscando, assim, ampliar a compreensão do nutricionista clínico nessas especificidades. 
 
Já a Tecnologia de Alimentos é focada em metodologias para a seleção de matéria-prima, preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização do alimento e desenvolvimento de produtos.
 
Os estudos em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos são voltados para a produção de alimentos seguros, de modo a eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.
 
A Pós em Alimentos Funcionais é extremamente atual e visa ampliar o trabalho do nutricionista, focando não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também nas propriedades funcionais dos alimentos nas diferentes fases da vida do paciente e no tratamento de diferenças doenças.
 
 
Você também pode gostar de:

Compartilhe essa notícia