Antes, durante e depois da Covid-19, fisioterapeutas são essenciais nos processos de prevenção, tratamento e acompanhamento de pacientes com a doença. 

A Covid-19, doença que desencadeou uma pandemia, é causada pelo vírus  SARS-CoV-2 (coronavírus), e uma de suas principais características é o comprometimento do trato respiratório dos infectados.

Prevenção da Covid-19

Muito se ouve sobre o papel da fisioterapia durante o tratamento dos casos leves e graves de Covid-19, mas o profissional da área também atua na etapa anterior: conscientização e prevenção.

Em entrevista para o portal UOL, Renato Paulo, fisioterapeuta da clínica Trato Ubuntu, no Rio de Janeiro, e membro do Crefito-2, comenta que: "A fisioterapia preventiva já impede que os danos da covid sejam ainda maiores, caso a pessoa seja infectada. Nós fazemos exercícios físicos com o suporte da fisioterapia”. 

Tratamento da Covid-19

O fisioterapeuta atua do momento da internação até a alta do paciente. É muito comum vermos profissionais da área incentivando caminhadas, realizando atividades respiratórias e promovendo a prática de exercícios motores. Tudo vai depender do quadro de saúde do paciente.

Grande parte dos pacientes infectados apresenta sintomas leves ou até mesmo é assintomática. Nesses casos, o fisioterapeuta realizará uma série de exercícios para evitar que o desconforto respiratório não evolua. 

Em outros casos, os fisioterapeutas estão presentes quando a ventilação não invasiva (VNI) é necessária para que se previna uma intubação, por exemplo.

Uma parcela menor de pacientes evolui para um estágio mais grave da doença, necessitando de hospitalização e, em alguns casos, de uma abordagem mais invasiva, com ventilação mecânica (VM). O papel do fisioterapeuta transitará entre acoplar o paciente ao ventilador, escolher o modo ventilatório dos aparelhos e seus parâmetros, entre outros procedimentos. 

Você também pode gostar de:

+ 6 especialidades da Fisioterapia para seguir depois da graduação
+ 5 tendências para o mundo pós-pandemia
+ 10 cursos de pós EAD para ter sucesso na área da saúde

O pós-covid

Como a Covid-19 atinge diferentes órgãos do corpo, são esperadas as mais variadas sequelas. Assim, o tratamento pós-covid vai depender de como o corpo daquela pessoa reagiu à doença. 

Em casos de internação e intubação, é comum que as pessoas necessitem de um trabalho voltado, principalmente, para a reabilitação motora e física. Contudo, outros casos podem necessitar do tratamento voltado a alterações neurológicas e da função cardiopulmonar.

O papel do fisioterapeuta vai estar presente nessas e em outras propostas de reabilitação, inclusive nos quadros que necessitem de reabilitação multifatorial, que vai incluir exercícios respiratórios e de movimentação, entre outros.

pos ead em fisioterapia

Compartilhe essa notícia