Você já deve ter ouvido a frase “você é o que você come”. Parece clichê, mas a verdade é que uma alimentação saudável é fundamental para quem deseja ter uma rotina mais feliz. Ao contrário do que muitos pensam, a comida não é necessária apenas para nutrir o nosso corpo e nos dar energia para realizar nossas atividades — como se ela fosse o combustível para uma máquina. O que comemos faz muito mais do que isso.

Além da nutrição e da aparência, o que você come impacta no seu aspecto hormonal e psicológico.

Você sabia que sua alimentação pode estimular o seu bom humor?
O que você come pode estimular o seu humor, e não estou falando da sensação boa de comer uma coisa gostosa.

Dois estudos norte-americanos mostraram que a boa alimentação pode estimular o bom humor das pessoas ao interferir na formação dos neurotransmissores responsáveis pela alteração do humor: serotonina, dopamina e noradrenalina.

O estudo da Universidade de Cambridge mostrou que a diminuição da quantidade de serotonina pode dificultar o controle das emoções. Afinal, a responsabilidade da serotonina é regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, os movimentos e as funções intelectuais.

"Os resultados dos nossos trabalhos fazem pensar que a serotonina desempenha um papel essencial nos processos de decisão em sociedade, controlando, normalmente, as reações agressivas" — destaca Molly Crockett, do Instituto de Neurociências Clínicas da Universidade de Cambridge, co-autor do trabalho.

A Universidade de São Diego fez um estudo que comprovou a associação do consumo de gordura trans ao aumento da agressividade, impaciência e irritabilidade.

Ou seja, o que você come pode melhorar o seu humor ajudando você ter uma vida mais feliz ou pode dificultar o controle das emoções e aumentar a agressividade.

Se você tem uma alimentação rica em castanhas, nozes e amêndoas, isso vai beneficiar você com redução do estresse e melhoria na manutenção das atividades cerebrais por causa do selênio, um mineral com poderosas propriedades antioxidantes.

Se você quiser combater o mau humor, leite e frutos do mar são alimentos essenciais para você. O primeiro aumenta a produção de serotonina, os frutos do mar são ricos em zinco, ótimo para combater a ansiedade.

Está com problemas hormonais? O brócolis regula os níveis de estrogênio e a batata doce equilibra os níveis de glicose no sangue, controlando a produção de insulina.

Os exemplos acima não deixam dúvidas de que uma boa alimentação torna nossa vida melhor e mais feliz.

Imagine quantas pessoas poderiam ser beneficiadas com esse conhecimento? A alimentação pode ajudar de forma decisiva pessoas que sofrem com depressão, estresse e ansiedade.

É por isso que cursos especializados em nutrição são tão importantes: esse conhecimento transforma vidas.

O Centro Universitário São Camilo têm várias opções de pós-graduação em Nutrição para você que quer trabalhar na área, com competências e conhecimento especializado:

Pós EAD em Alimentos funcionais e nutrigenômica: implicações práticas na nutrição clínica e esportiva
Pós EAD em Bioquímica e fisiologia da nutrição
Pós EAD em Fitoterapia aplicada à nutrição
Pós EAD em Nutrição aplicada à estética
Pós EAD em Nutrição aplicada à terceira idade
Pós EAD em Tecnologia de alimentos
Pós EAD em Vigilância sanitária e qualidade de alimentos

Escolha sua especialização. Faça sua inscrição e estude conosco do conforto da sua casa.
 

Compartilhe essa notícia